Prendas, peões e lideranças tradicionalistas recebem capacitação para promover turismo gaúcho
1º Seminário de Turismo “Vivências Gaúchas” reuniu cerca de 280 participantes, com palestras e entrega de certicados
Publicação:

Caxias do Sul sediou, nesta sexta-feira (15/8), o 1º Seminário de Turismo “Vivências Gaúchas: A Força da Identidade Regional no Turismo”, promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur). O evento, realizado no Parque da Festa da Uva, reuniu cerca de 280 participantes em uma programação voltada à capacitação de prendas e lideranças tradicionalistas para atuarem como embaixadoras do turismo gaúcho.
A abertura ficou por conta do secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, com a palestra “O fortalecimento do turismo através da valorização da identidade regional e das tradições culturais do Rio Grande do Sul”. Em sua fala, Santini destacou que a cultura é um ativo estratégico para atrair visitantes. “As tradições gaúchas nos diferenciam no cenário nacional e internacional. Ao preparar nossas lideranças para serem promotoras desse patrimônio, estamos investindo na economia, no desenvolvimento regional e no fortalecimento da nossa imagem como destino turístico”, afirmou.
A programação contou também com a palestra “O Rio Grande como Produto: Posicionamento, Mercado e Estratégias para Encantar e Vender!”, abordando formas de transformar a cultura e as paisagens do estado em produtos turísticos competitivos. Durante o encontro, foram entregues certificados a municípios e entidades que se destacam na promoção do turismo e na preservação da identidade cultural.
Promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e de entidades tradicionalistas, o seminário integrou a programação da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, celebrando a união entre tradição, capacitação e desenvolvimento turístico.