Quem Somos

A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul foi criada pela Lei Complementar nº 15.595 de 19 de janeiro de 2021. Tem como objetivos coordenar e executar a política estadual do Turismo, visando ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda e também fortalecer o Estado como destino nacional e internacional, ampliando os fluxos turísticos e a permanência de visitantes no Estado. São prerrogativas da Secretaria: desenvolver o turismo como vetor para o crescimento econômico regional, fomentando a preservação ambiental, a responsabilidade social e o fortalecimento da identidade e dos valores culturais, bem como promovê-lo em território nacional e internacional.

A Secretaria de Turismo atua em cooperação com os municípios com foco em desenvolver economicamente o turismo em todas as regiões do estado. A cooperação pode ocorrer também com associações e empresas do setor, na identificação de recursos, no apoio técnico, na avaliação de impacto e no acompanhamento da implantação de projetos que visem ao fomento do turismo regional e local.

Também está no escopo da Secretaria de Turismo a captação de recursos financeiros e a promoção do intercâmbio de políticas públicas que visem ao fortalecimento da estratégia estadual de Turismo.

Confira nosso organograma:

Organograma oficial SETUR