Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Vindima 2025: barris de vinho pintados por artistas viram atração em cidades da Serra Gaúcha

Projeto “Pipa Parade” terá mais de 30 pontos de exposição entre os meses de janeiro e março

Publicação:

Rota da Pipa Parade promete impulsionar turismo na serra nos meses de verão
Rota da Pipa Parade promete impulsionar turismo na serra nos meses de verão - Foto: Foto: Ascom Setur

A experiência da vindima terá contornos especiais em 2025. Nesta quinta-feira (16/1), em Bento Gonçalves, o governo do Rio Grande do Sul realizou, em parceria com empresas do setor turístico, o lançamento oficial do “Pipa Parade”, a maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha. O projeto é uma iniciativa da Wine Locals e conta com o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Secretaria de Comunicação (Secom) para a promoção turística da região nos meses de verão.

O Pipa Parade integra o calendário de comemorações dos 150 anos da imigração italiana em 2025 e promete abrilhantar a Serra Gaúcha com mais de 30 pontos de exposição de pinturas em pipas e barricas de vinho, criando um circuito para os turistas que estiverem visitando a região entre 7 de janeiro e 1 de março. O projeto é uma iniciativa da Wine Locals e conta com o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo para a promoção turística da região nos meses de verão.

Ao todo, nove cidades recebem as peças de arte: Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Gramado, Canela e Monte Belo do Sul. O objetivo é conectar a região das Hortênsias com a da Uva e Vinho, com uma estimativa de impacto em mais de um milhão de pessoas no período de duração.

“O Pipa Parade tem como objetivo comemorar os 150 anos da imigração italiana, promover o enoturismo e deixar de legado um grande produto para a Serra Gaúcha numa época que não é de alta temporada minimizando, assim, a sazonalidade e criando uma grande oportunidade de negócios. Em uma única iniciativa, envolvemos a cultura, os artistas e a experiência da colheita! Tudo isso promove e fortalece o maior destino de enoturismo do Brasil,que é o Rio Grande do Sul.”, declarou o secretário estadual de turismo Ronaldo Santini.

O Pipa Parade selecionou diversos artistas para a pintura das pipas, recipientes usados para armazenar e envelhecer vinhos. O projeto contempla pinturas em barris de diferentes tamanhos, mas o formato principal será em trios de barricas de 225 litros.

As obras de arte estarão expostas em pontos diferentes em cada localidade, podendo ser encontradas em praças, vinícolas parceiras, atrações turísticas reconhecidas e até mesmo locais inusitados ao longo do trajeto.

Secretaria de Turismo