Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Turismo Religioso

O turismo com base na fé movimenta famílias inteiras, o ano todo. Compreende peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico-religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.

A fé e a espiritualidade fazem parte da nossa cultura. Está inserida na história e na cotidiano do brasileiro. Igrejas, templos, romarias, feriados religiosos e marchas são algumas das manifestações que motivam o deslocamento de fiéis todos os anos pelo país. 

No Rio Grande do Sul, destinos como o templo budista de Três Coroas, no Vale do Paranhana, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, na Serra, e o Cristo Protetor, de Encantado, no Vale do Taquari,  são pontos tradicionais que atraem milhares de pessoas ao Estado.

Antes da pandemia, o Ministério do Turismo estimava em R$ 15 bilhões a movimentação financeira do setor no Brasil; além disso, eram feitas 18 milhões de viagens anuais motivadas pela fé.

O turista que busca esse perfil de passeio se dividem em dois tipos: o religioso praticante, que visa fortalecer a própria fé, e o esotérico, que procura "se energizar”. Em ambos os casos, o Rio Grande do Sul oferece experiências marcantes e com toda a infraestrutra necessária ao visitante.

Secretaria de Turismo