Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur-RS apresenta projetos e perspectivas para 2025 no CBTuris

Publicação:

IMG 20241204 WA0041
Secretário de Turismo, Ronaldo Santini, junto aos interlocutores regionais do RS - Foto: Caio Lorena - SETUR/RS
Por Ignácio Cordeiro - SETUR/RS

Nesta quarta-feira (04/12), o secretário de Turismo do RS (Setur-RS), Ronaldo Santini, esteve presente no XXX Congresso Brasileiro de Turismo, Ciência e Inovação (CBTuris), em Restinga Seca, onde foram debatidos projetos turísticos para 2025 na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS, além de tendências e inovações na área. O Congresso, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), é reconhecido como um dos maiores fóruns de discussão e desenvolvimento do setor turístico no Brasil. 

Santini relembrou os desafios enfrentados pelo turismo do Estado para recuperar a confiança dos turistas no pós pandemia, e relacionou isso ao processo enfrentado após as enchentes de maio: “Agora a gente volta, de novo em um momento desafiador que é reconquistar a confiança do turista, agora, de fora do Rio Grande do Sul, para dizer que o RS, no pós calamidade e depois de todas aquelas imagens que ficaram gravadas na memória do público, que nós estávamos reconectados, que nós estávamos prontos, que nós havíamos nos recuperado”. 

Durante o evento, a turismóloga, interlocutora Regional da Quarta Colônia e coordenadora da Comissão de Turismo e Meio Ambiente do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, Bianca Trindade, explicou que todos os nove municípios da região possuem plano de turismo e são integrados através do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus Quarta Colônia). A turismóloga também ressaltou que o Geoparque tem sido o ponto chave dessa integração, que valoriza a cultura e a história dos municípios inclusos. 

Na presença de especialistas, gestores públicos, empresários e acadêmicos, a diretora de Planejamento e Competitividade da Setur-RS, Cláudia Mara Borges, falou a respeito da importância do profissional do turismo, principalmente no momento pelo qual passa o RS. Para a diretora, é necessário que o mercado e os profissionais do turismo reconheçam e se adaptem às atuais mudanças na demanda do público: “Hoje, em todos os feriados, as pessoas querem um roteiro pra fazer, então, o profissional tem que estar atento”.  Nesse sentido, Cláudia levantou a questão: O que está agora na moda, que vai incorporar a maneira de viver?”. 

O congresso também deu espaço à reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), que tratou do calendário de eventos com participação da Setur-RS e da deliberação sobre comitês, além de apresentar informações sobre alterações na Lei Geral do Turismo, com enfoque no Turismo Rural e no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Secretaria de Turismo