Setur participa pelo segundo ano consecutivo de evento internacional para captação de voos diretos internacionais

A feira Routes Americas 2024 cria oportunidade para que as aéreas, aeroportos e destinos fechem novos negócios

WhatsApp Image 2024 04 01 at 4 15 04 PM
Comitiva oficial do Brasil no evento - Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) participou do evento Routes Americas 2024, em Bogotá (Colômbia), entre os dias 19 e 21 de março deste ano. A presença do Diretor Geral da pasta, Rafael Carniel, teve como objetivo fortalecer a conectividade aérea do Rio Grande do Sul com outros países, assim como divulgar os destinos turísticos do Estado.

O Routes Americas reúne profissionais de alto escalão de companhias aéreas, aeroportos e destinos, proporcionando uma plataforma eficiente para criação de conexões e concretização de novos negócios, como a captação de voos internacionais diretos. “A importância de voos diretos para um destino turístico é indiscutível. Eles não só aumentam a atratividade e a acessibilidade ao destino, mas também têm um impacto significativo na economia local”, ressaltou o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel.

O gestor aponta ainda que a participação no evento deste ano é uma forma de continuidade da estratégia desenvolvida pela Secretaria. “A experiência anterior, especialmente durante o Routes World 2023 em Istambul, destacou a importância da presença de representantes estaduais no desenvolvimento de novas rotas aéreas. A participação ativa no evento fortaleceu a percepção e a confiança das companhias aéreas em desenvolver novos destinos”, acrescentou Carniel, lembrando do potencial de Porto Alegre como um hub de conectividade aérea no Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e o sul do Brasil).

Leia também | Setur se reúne com Abear e Prefeitura de Gramado para discutir valor de passagens aéreas para Porto Alegre

Pedro Navega, gerente de Aviação da Fraport — concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre —, enfatiza que a presença da Setur junto à empresa é fundamental para o fechamento de negócios. “A ideia que passa para as companhias aéreas é que temos apoio de todos os lados. É extremamente importante, neste contexto, renovar laços com empresas aéreas que tiveram rotas que quase foram criadas em Porto Alegre, como companhias da Colômbia e dos Estados Unidos”, afirma.

Philipe Karat, coordenador de transportes multimodais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), reforça que a existência de múltiplos atores em eventos como esse é fundamental para fechar novos negócios. “A decisão de uma companhia aérea de voar para um destino novo é uma decisão de tomada de risco. É muito importante a presença da Secretaria no evento pela segunda vez, mostra uma estratégia de continuidade. Contamos com a parceria estadual nas ações da Embratur”, destaca.

Routes World 2023

O Rio Grande do Sul foi o único estado brasileiro com estande próprio na Routes World 2023, maior evento de desenvolvimento de rotas aéreas do mundo, em Istambul, na Turquia. Na ocasião, o diretor-geral da Secretaria de Turismo do RS, Rafael Carniel, acompanhou a agenda de reuniões da Fraport com companhias aéreas e aeroportos do Brasil e do exterior, o que favorece diretamente a atração de novos voos ao estado. “Temos, em um raio inferior a 2 mil km de Porto Alegre, os aeroportos de Guarulhos, Santiago, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, entre outros de grande importância. Temos potencial de nos tornarmos o hub de conectividade aérea do Cone Sul. Para que isso se concretize, é necessária uma estratégia integrada entre aeroportos, companhias aéreas, país, estado e município”, aponta.

O RS foi a segunda federação do Sul e Sudeste que mais recebeu visitantes internacionais de janeiro a agosto de 2023. Em relação ao mesmo período de 2022, houve crescimento de 163,4%, segundo dados da Polícia Federal, da Embratur e do Ministério do Turismo, compilados pelo Observatório mantido pela Secretaria Estadual responsável pela área. Foram 850.603 pessoas, de 112 nacionalidades. O Estado só ficou atrás de SP. Em 2022 estávamos em quarto lugar. A meta do governo é garantir que esses números sejam cada vez mais promissores e a participação inédita no Routes World integra essa estratégia.

Na Routes World, em Istambul, a comitiva nacional uniu esforços para garantir a ampliação da conectividade do Brasil com outros países, além da melhoria da experiência dos estrangeiros nos terminais e a troca de dados e inteligência, para elaboração de estratégias conjuntas para atrair mais viajantes estrangeiros ao nosso país. Para Philipe Karat, é imprescindível posicionar o Rio Grande do Sul e o Brasil em um cenário de desenvolvimento de rotas.

“Esse é o primeiro ano que a Embratur está presente no Routes World, a gente conseguiu trazer nove concessionárias de aeroporto, incluindo a Fraport, que estendeu o convite ao Rio Grande do Sul e foi o único estado que teve aqui com a gente, 85% das companhias dizem que é mais eficiente quando o estado está junto e a gente viu o resultado disso: foram reuniões muito positivas. Em março de 2024 a gente vai para Bogotá, no capítulo regional do evento das Américas, que é o evento mais importante para as cidades do sul, onde estão todas os low-costs, onde as companhias da região vão em mais peso”, completou à época Karat.