Setur se reúne com Abear e Prefeitura de Gramado para discutir valor de passagens aéreas para Porto Alegre

Encontro será realizado em Brasília na próxima quinta-feira (04). Passagens aumentaram até 62%, conforme Prefeitura de Gramado

WhatsApp Image 2024 03 26 at 4 15 50 PM
Secretario Luiz Fernando Rodriguez Júnior, prefeito de Gramado (Nestor Tissot) e vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi - Foto: Caio Lorena/Ascom Setur

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) se reunirá com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Prefeitura de Gramado, na próxima quinta-feira (04/04), em Brasília, para discutir o valor das passagens aéreas com destino a Porto Alegre.

O secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, ressalta que o custo com a passagem é um critério importante que o visitante leva em conta quando vai decidir para onde vai viajar, tanto em situações de lazer como para oportunidades de trabalho. “Queremos entender o que ocasionou essa alta tão expressiva das passagens e analisar o que podemos fazer para reduzir o preço atual”, afirma o gestor.

O encontro foi motivado por pedido da Prefeitura de Gramado. “O Turismo de nosso Estado, e a própria economia como um todo, tem sentido reflexos negativos em função da altíssima elevação do custo das passagens aéreas com destino à Porto Alegre no ano passado, chegando em alguns casos em 62%”, argumenta em ofício o chefe do executivo da cidade da Serra GRoutes World 2023 em Istambulaúcha, Nestor Tissot.

Luia Barbacovi, vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, aponta que a alta das passagens surtiu um efeito muito negativo para as atividades turísticas da cidade tanto em 2023 como no início deste ano. “Temos observado um aumento do custo da passagem, especialmente dos voos que partem de outras regiões do País, especialmente acima da região Sudeste. Precisamos discutir um projeto para reduzir esses valores para que a gente retome o fluxo turístico da nossa região, já que é nossa principal atividade econômica”, sugere.

Conectividade aérea

A Setur tem definido como estratégia o empenho de esforços para captação de novos voos internacionais para o Estado, especialmente aqueles que conectam Porto Alegre com outros grandes aeroportos do Cone Sul, como o de Santiago, no Chile e o de Buenos Aires, na Argentina. A pasta participou, entre os dias 19 e 21 de março deste ano, do evento Routes Americas 2024, em Bogotá (Colômbia), que reúne companhias áreas, aeroportos e destinos turísticos da Américas, com foco na concretização de novos negócios. Esse foi o segundo ano consecutivo que a Secretaria participou de um evento como esse, já que esteve no Routes World 2023, em Istambul.

“A importância de voos diretos para um destino turístico é indiscutível. Eles não só aumentam a atratividade e a acessibilidade ao destino, mas também têm um impacto significativo na economia local. A participação ativa em eventos como esse fortalece a percepção e a confiança das companhias aéreas em desenvolver novos destinos”, ressaltou o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel.

Incentivo para voos internacionais

Como forma de aquecer o mercado de voos que chegam e saem do Rio Grande do Sul, o Governo do Rio Grande do Sul editou decreto, em outubro do ano passado, que prevê a redução da carga tributária de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV), especialmente em relação a voos internacionais, que ligam o Rio Grande do Sul a outros países.

Para ter direito à isenção, as empresas precisam ter uma frequência mínima de cinco voos internacionais semanais, operados com aeronaves de corredor duplo, e de 50 voos diários com interligação nacional. Também haverá redução da base de cálculo para empresas que cumprirem frequência inferior. O RS é o estado brasileiro com maior número rotas aéreas regionais e o que mais tem municípios com voos diretos para São Paulo.

“Esse decreto é um passo fundamental para que nós possamos fazer um trabalho intenso junto às linhas aéreas e a outros órgãos e agências para fomentar essas conexões. Com isso, nós colocamos o Rio Grande do Sul cada vez mais na rota de desenvolvimento para o Brasil, para o continente e para o mundo”, afirmou o governador Eduardo Leite durante o ato de assinatura do evento.