Setur participa de reunião com governador e outras pastas para alinhar ações de reconstrução do Vale do Taquari

reunião ampla
Reunião foi realizada em Encantado

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) participou de reunião com o governador Eduardo Leite e a equipe do secretariado na tarde desta quinta-feira (14), em Encantado, no Vale do Taquari. A pasta expôs as ações implementadas pelo setor em busca da reconstrução dos municípios atingidos pelas inundações.

Além de realizar o levantamento dos equipamentos turísticos afetados e planejar visitas técnicas para acompanhar a situação, a Setur concentra seus esforços na mobilização junto às entidades públicas e privadas do setor. Um exemplo de ação realizada é a mobilização das redes de hotéis para doação de roupas de cama e banho.

No que diz respeito aos desabrigados, o governo determinou a realização de uma contagem diária das pessoas nessa condição. Isso será feito pela Secretaria de Assistência Social nos dez municípios em situação mais crítica, já que foram constatadas inconsistências em números apresentados por algumas prefeituras. O governo entende que as discrepâncias ocorrem por conta da fragilidade dos municípios, que foram fortemente impactados em sua estrutura de gestão com as inundações.

reuniao fechada
  - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Além dessas ações, o governo está mobilizado, com uma ampla estrutura, para buscar os desaparecidos e agilizar a limpeza e desobstrução das ruas dos municípios afetados. O turismo, tão presente e afetado na região, tem força e potência, em toda a sua dimensão estadual e nacional, para uma ação conjunta do Trade em prol do Vale do Taquari.