Setur apresenta destino RS em evento que comemora retorno do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa
Coquetel promovido em parceria com a TAP sela relação entre Estado e país lusitano
Publicação:

O Governo do Rio Grande do Sul promoveu, através da Secretaria de Turismo (Setur), um coquetel em parceria com a TAP Air Portugal para celebrar, na noite desta quarta-feira (2/4), a retomada do voo direto que liga Porto Alegre a Lisboa. No evento, direcionado aos operadores e agentes de viagens do estado, foram realizadas também qualificações sobre os destinos Rio Grande do Sul e Portugal.
Responsável pela apresentação sobre o Rio Grande do Sul, a diretora de planejamento e competitividade da Setur, Cláudia Mara Borges, destacou os potenciais turísticos do estado, apresentando os atrativos e os equipamentos turísticos espalhados por todo o território gaúcho. "A gente trouxe um registro para que vocês lembrem sempre desse Rio Grande. Somos um destino das quatro estações. Isso nos diferencia a nível Brasil, que vende muito sol e praia", pontuou Cláudia.
A apresentação do país lusitano coube à representante do turismo de Portugal, Helen Demuro. Além de citar a capital Lisboa, definindo-a como cosmopolita e vibrante, ela realizou um passeio pelas sete regiões do país, ressaltando aspectos como religião, praia, literatura, artesanato e gastronomia. "Essa apresentação é uma inspiração para que vocês vendam aos nossos clientes", assinalou.
Na sequência das apresentações, a representante da TAP, Rosana Caporal, apresentou um vídeo com os serviços oferecidos pela companhia aérea portuguesa. "Estamos de volta com esse voo tão solicitado e tão pedido. Ontem, foi uma emoção muito grande com o pouso do voo", ressaltou
Entrega de homenagem
A noite também rendeu homenagem ao médico Luís Carlos Silveira, pioneiro da medicina preventiva no Brasil e criador do Método Kur. O governador Eduardo Leite e o secretário Ronaldo Santini entregaram uma placa em homenagem à condecoração recebida pelo médico gaúcho na Itália da “Seven Stars Luxury Hospitality and Lifestyle Awards”.
Após a cerimônia, Leite destacou que o Rio Grande do Sul vai investir no turismo para gerar emprego, renda e combater o desafio demográfico, assim como feito em Portugal. “A retomada deste voo tem um significado muito especial, pelas origens portuguesas tão presentes no nosso estado e das quais nos orgulhamos. Pelas relações comerciais e empresariais tão presentes no dia a dia, que exigem essa conexão de novo. Por nos considerarmos um destino turístico já conhecido pelos brasileiros, mas também ambicionarmos o público internacional, é fundamental essa ligação", assegurou.
O CEO da Tap, Luís Rodrigues, agradeceu a receptividade desde o momento do pouso em Porto Alegre nessa terça-feira. Ele também destacou a duração da viagem, uma das operações mais longas da companhia aérea portuguesa.
“Eu me sinto em casa. A forma como fomos recebidos nessas 24h tem sido extraordinária. Essa é uma aposta da TAP a longo prazo. Nós vamos voltar ao Rio Grande do Sul porque nossa missão, a longo prazo, é ajudar a recuperar esse magnífico estado. Vamos trabalhar a rota para melhorá-la cada vez mais”, afirmou.
Apresentações culturais encerram evento
Para celebrar as relações estabelecidas, um momento de apresentações culturais colocou um ponto final no evento. O público pôde aproveitar a mistura do tradicionalismo gaúcho através do acordeonista Renato Borghetti com a tradição do fado lusitano pela cantora Cuca Roseta. Eduardo Leite deu até uma palhinha comandando o “Canto Alegretense” sob os embalos de Borghetti e da banda que acompanhou Cuca na apresentação.