Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Segunda edição do South Summit Brazil coloca Porto Alegre sob olhares de empreendedores de vários países

Edição deste ano vai até sexta-feira e reúne palestrantes renomados nacional e mundialmente

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 29 at 10 37 22
South Summit Brazil tem quase 30 mil inscritos neste ano - Foto: Leonardo Maia/Setur-RS
Por Leonardo Maia/Setur-RS

O South Summit Brazil, evento com potencial para atração de turistas de vários países, começou na manhã desta quarta-feira (29/03), no Cais Mauá, em Porto Alegre. Com ambiente de empreendedorismo e inovação, a feira é oportunidade para criação de conexões entre os participantes e conta com presença de nomes importantes dos segmentos público, privado e do terceiro setor. Quase 30 mil pessoas se inscreveram para o Summit, conforme a organização.

O secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti, presente na cerimônia de abertura do evento, ponderou que o ambiente criado na capital gaúcha nesses dias deve fortalecer ainda mais o fluxo de turistas que frequentam o Estado para concretizar negócios. “Essa parceria do público com o privado é fundamental para que as startups e o setor da inovação possam crescer de forma efetiva. O Rio Grande do Sul precisa, sobretudo, estar aberto para as novas ideias trazidas pelos empresários”, enfatiza.

WhatsApp Image 2023 03 29 at 19 25 01
O grupo de amigos veio a Porto Alegre para participar do South Summit. Da esquerda para direita: Toby, Metodi, Eugenia e Ramon - Foto: Leonardo Maia/Setur-RS

A realização do evento acendeu um alerta para um grupo de quatro amigos — um mexicano e três britânicos — que trabalham no setor e reconheceram no South Summit uma oportunidade para criar conexões e fechar negócios. Ramon Deos, que trabalha em Monterrey, no México, com a área de biotecnologia, relatou que essa é sua primeira vez na América do Sul e disse que se surpreendeu com a vontade das pessoas de fazer networking. “A organização do evento tem sido incrível, há pessoas de todos os tipos", ressalta.

Tatiana Ximenes, diretora de conexões da Associação Gaúcha de Startups (AGS), aponta que eventos como o Summit são capazes de colocar Porto Alegre na rota da inovação. “Queremos passar da camada de conexão e fazer com que os participantes se dediquem a conviver com as pessoas que estão por aqui. É preciso que nós tornemos esse ambiente como algo mais próximo de uma praça, em relação ao quesito de sociabilidade, e não a um shopping”, projeta.

Integrante de um hub de inovação especializado em construção civil e imobiliárias, Luiza Baranhuk disse que vê um horizonte positivo para o crescimento das companhias de inovação na capital gaúcha. “É muito bom ver que eles (os gestores públicos) estão ligados e querem conversar com a inovação. Eles estão se atentando para fazer os empreendedores de Porto Alegre ficarem na cidade e também trazer as pessoas de fora”, argumenta. Baranhuk defende que a inovação não está ligada a coisas mirabolantes, mas sim a implementação de processos que facilitem a execução de certas atividades do negócio.

WhatsApp Image 2023 03 29 at 19 24 01
Luiza Baranhuk participa de hub de inovação especializado em construção civil e imobiliárias - Foto: Leonardo Maia/Setur-RS

O South Summit segue pelos próximos dois dias, até sexta-feira (31/03). Os organizadores prometem reunir não só as startups mais disruptivas, mas também os principais speakers de todo o mundo para partilhar os seus conhecimentos, os investidores internacionais de destaque ansiosos para criar conexões e as empresas líderes a procura de oportunidades de negócio.

Secretaria de Turismo