Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Secretário de Turismo do RS participa de entrega aeroportuária em Canela

Publicação:

Rogério Barzellay, Presidente da Infraero; Ronaldo Santini, Secretário de Turismo; e Tiago, Diretor Comercial da Infraero.
Rogério Barzellay, Presidente da Infraero; Ronaldo Santini, Secretário de Turismo; e Tiago, Diretor Comercial da Infraero.
Por Ignácio Cordeiro - SETUR/RS

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou da entrega oficial das obras de modernização do Aeroporto de Canela, município referência para o turismo no Estado. A inauguração oficial ocorreu na manhã da segunda-feira (02/12), e apresentou ao público diversas melhorias na capacidade operacional do Aeroporto, que teve voos e decolagens suspensos entre os dias 28/10 e 28/11.

Também participaram da inauguração o presidente e o diretor Comercial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Rogério Barzellay e Tiago Faierstein.

Segundo Santini, a modernização é resultado de um trabalho conjunto em favor do RS: “Hoje é um dia muito significativo para todos nós aqui do Estado do Rio Grande do Sul e, de forma muito mais significativa, para o turismo do Estado. Eu estou aqui ao lado do Rogério Barzellay e do Tiago Faierstein, da Infraero, que entregam, hoje, a primeira etapa das obras do aeroporto regional de Canela, que foi uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e com a Infraero, para que a gente pudesse chegar nesse resultado de hoje”.

As melhorias da capacidade operacional do Aeroporto acrescem em muito ao turismo e à economia do RS. A região, conhecida como um dos principais pontos turísticos do Estado, preserva diversas atrações, como suas tradicionais festas natalinas e destinos históricos.

As obras incluem o alargamento da pista de pouso e decolagem, que passa de 18 para 30 metros, o aumento de 80 metros de comprimento - totalizando 1.340 metros - e a repavimentação asfáltica completa com nova sinalização horizontal. A pista de taxiamento e o pátio de aeronaves também foram reformados, com a implantação de três posições para aeronaves e uma para helicóptero.

Entre as inovações, um dos destaques foi a instalação do Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) em ambas as cabeceiras. Com esses avanços, o terminal está qualificado para receber voos regulares de aeronaves da categoria 2C.

Secretaria de Turismo