Santini participa de ato de assinatura de contrato referente à construção de pontes internacionais
Compromisso com a Caixa prevê a conexão de três municípios gaúchos a cidades argentinas
Publicação:

O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, prestigiou o evento de assinatura de contrato com a Caixa que representa um marco na construção de três pontes internacionais no Rio Grande do Sul. O ato foi realizado nesta segunda-feira (28/4), no Palácio Piratini, e foi conduzido pelo governador Eduardo Leite e pelo vice Gabriel Souza.
De acordo com o instrumento celebrado nesta segunda, o Rio Grande do Sul irá desembolsar mais de R$ 550 mil para a elaboração do termo de referência e para que a Caixa realize a análise e preste assessoria nas obras que conectarão por terra os trechos de Porto Mauá a Alba Posse, Tiradentes do Sul a El Soberbio e Itaqui a Alvear. Atualmente, a travessia entre os municípios brasileiros e argentinos é feita exclusivamente por balsas.
“Nós não somos um estado ao sul do Brasil, somos um centro para o Mercosul e essa relação que temos de proximidade é estratégica no nosso posicionamento global", disse Leite antes da apresentação, realizada por Gabriel.
Para Santini, as obras têm também um potencial de desenvolvimento do turismo na região. “Todos os anos, especialmente no verão, nós podemos perceber uma chegada muito grande de argentinos ao nosso estado. A construção dessas três pontes será fundamental para facilitar ainda mais o acesso por via terrestre aos nossos destinos e atrativos”, pontuou.
A segunda etapa prevista no planejamento é a contratação dos anteprojetos. Por fim, a fase das obras será desenvolvida pela União, que detém a competência para realizar obras estruturantes entre os países.
"Não tenho dúvida nenhuma de que isso vai gerar um enorme desenvolvimento para a nossa fronteira e os municípios gaúchos. Esse ato só foi possível porque conseguimos organizar as contas do estado"”, pontuou Souza após a exposição.