Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Santini comparece à inauguração da sinalização de roteiro regional da Rota dos Capitéis

Evento realizado em Monte Belo do Sul conta com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese

Publicação:

Sinalização na Rota dos Capiteis facilitará deslocamento dos turistas pela região
Sinalização na Rota dos Capiteis facilitará deslocamento dos turistas pela região - Foto: Elthon Vargas / Setur

O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, prestigiou, nesta terça-feira (6/5), a cerimônia de inauguração da sinalização do roteiro regional da “Rota dos Capitéis - Caminhos da Imigração e da Fé”, localizada quase integralmente na Serra Gaúcha. A região é conhecida pela forte ligação com a cultura italiana - em 2025, o estado gaúcho celebra os 150 anos da imigração oriunda do país europeu. O evento foi realizado na Capela Santo Antônio, em Monte Belo do Sul, e também teve a participação do embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese.

A Rota dos Capitéis envolve nove municípios da Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) e um do Vale do Taquari (Imigrante).

Cerimônia de inauguração registrou presença do embaixador da Itália no Brasil e de autoridades
Cerimônia de inauguração registrou presença do embaixador da Itália no Brasil e de autoridades - Foto: Elthon Vargas / Setur

Inaugurada nesta terça, a rota regional se inicia em Bento Gonçalves, mais precisamente na Igreja Santo Antônio, e passa por áreas rurais e urbanas de cada um dos 10 municípios. O trajeto tem uma extensão total de 330 km nos 15 trechos para caminhantes, e outros 10 voltados aos ciclistas que somam 350 km. Todas as sinalizações foram criadas segundo as normas ABNT/ISO/CONTRAN.

“Essa obra que está sendo entregue é fundamental para o impulsionamento turístico da região. Para uns, pode parecer trivial, mas a simples sinalização turística tem um impacto enorme, permitindo que o turista se localize da maneira correta e obtenha informações úteis ao longo do trajeto. Além disso, demonstra um cuidado com o roteiro”, destacou Ronaldo Santini.

Juntando a rota regional à rota circular - cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano -, o roteiro contempla 468 construções, incluindo 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas. O trajeto totaliza 2.367 km, dos quais 1.063 foram projetados para serem percorridos por veículos, 772 km através de rotas de cicloturismo e outros 533 km por caminhadas.

Secretaria de Turismo