Rio2C 2023: Rio Grande do Sul marca presença no evento pela primeira vez
Até o dia 16 de abril (domingo) a feira espera pelo menos 40 mil pessoas de toda a América Latina.
Publicação:

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul está presente no Rio2C, considerado o maior evento de inovação e criatividade da América Latina. Até o próximo domingo (16/4), a feira apresenta exposições únicas de conteúdos em palestras e painéis abordando as principais temáticas da indústria criativa.
O RS participa com o propósito de captar e promover produções cinematográficas para o Estado. Ter a cultura, espaços e valores gaúchos expostos nas telas de cinema e TV impacta diretamente na economia, geração de emprego, renda e qualidade de vida. Além de reforçar a autoestima de um povo que sabe ser orgulhoso de suas origens e belezas naturais.
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul proporcionou cenários para novelas e filmes como: A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Chocolate com Pimenta, O Quatrilho e Além do Tempo, reforçando a identidade cultural do estado e promovendo o avanço do turismo nas regiões.
Ramiro Paiva de Azevedo, da programadora Box Brazil, cita a importância do evento na comunicação da empresa. “A Box Brasil está presente no Rio2C desde 2012 e a nossa rede de contatos no Rio Grande do Sul é naturalmente bem capilarizada. Nosso intuito aqui é fazer contatos com produtoras do resto do Brasil e fechar projetos de séries, filmes e curtas. O Rio2C apresenta diversas oportunidades de locação principalmente, que é onde o turismo vai se fazer ver e despertar interesse do público do Brasil inteiro”, destaca.
Só no espaço do Rio Grande do Sul, já foram feitas mais de 200 reuniões de negócios para impulsionar as produções cinematográficas e as regiões que fomentam o turismo no estado.
O que favorece o desenvolvimento da indústria criativa e as perspectivas de novas filmagens em terras gaúchas.
Sobre o evento
Na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a edição 2023 investe no soft power, conceito que traduz a influência indireta capaz de moldar o comportamento e interesses através da cultura e políticas externas.
Voltado para profissionais e entusiastas do universo audiovisual, música, tecnologia, mídia e ciência, o evento oferece oportunidades para que roteiros turísticos sejam cenários para grandes produções, apresentando temas urgentes e atuais dos vários segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo.
A feira teve abertura nessa terça-feira (11) e contou com a presença de Angélique Kidjo, ganhadora de 5 Grammys, embaixadora da Boa Vontade da UNICEF e eleita pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. Kidjo fala sobre a humanidade, um dos principais temas dessa edição.
Em 2022, o Rio2C contou com mais de mil convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, e este ano, pretende superar as expectativas, apresentando um evento com imersão em temas atuais e relevantes do mercado. São esperadas pelo menos 40 mil pessoas durante os 6 dias, e a equipe da Secretaria do Turismo vem marcando presença.