Antônio Prado e Linha Bonita representam o RS no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo
Localizadas na Serra Gaúcha, as duas comunidades compartilham a herança da imigração italiana
Publicação:

A cidade de Antônio Prado e a localidade de Linha Bonita, no interior de Gramado, foram escolhidas para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, promovido pela ONU Turismo. Realizado desde 2021, a premiação reconhece vilarejos que preservam a identidade cultural, promovem o bem-estar da comunidade local e desenvolvem o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável.
Este ano, oito vilas irão representar o Brasil no prêmio, cujo resultado será anunciado na Assembleia Geral da ONU Turismo, que acontece em novembro, na Arábia Saudita. Destes, dois destinos seguirão para a etapa final e o vencedor integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros e receberá um selo de boas práticas.
Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a indicação reforça a autenticidade e o protagonismo das comunidades gaúchas no cenário turístico internacional. “Ter duas localidades gaúchas entre as representantes brasileiras no prêmio da ONU Turismo mostra a força da nossa identidade, da nossa gente e do trabalho que vem sendo feito com foco na valorização das raízes e no desenvolvimento sustentável. É um reconhecimento que orgulha o estado e inspira ainda mais cuidado com esses territórios”, destacou Santini.
Antônio Prado
Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a cidade conta com 48 edificações tombadas pelo IPHAN que representam o maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil. A cidade conta com uma infraestrutura completa de serviços para atender o visitante. e oferece experiências que celebram a gastronomia e a tradição, como a Fenamassa e a Noite Italiana, além do tursimo religioso e artesanato.
Linha Bonita

Localizada no alto das montanhas da Serra Gaúcha, a Linha Bonita é um símbolo vivo da cultura e da história de Gramado. Fundada por imigrantes italianos no final do século XIX, a vila preserva o modo de vida e é um dos berços do turismo rural de Gramado. Desde a década de 1980, os moradores da localidade recebem visitantes em roteiros que valorizam a gastronomia típica, os saberes e sabores da agricultura familiar, a fé e a tradição.