Rio Grande do Sul é considerado “caso de sucesso” no VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

O evento reúne equipamentos de vários estados do Brasil e pretende promover discussões sobre o cenário atual das pesquisas

Logo da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), em azul e vermelho
Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot) acontece entre os dias 1º e 3 de junho - Foto: Reprodução/UFMA

O Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria de Turismo (Setur), participa do VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), entre os dias 1º e 3 de junho, em São Luís, no Maranhão. O equipamento gaúcho, que irá representar todos os centros de pesquisa e projetos de turismo da Região Sul do Brasil, foi considerado pela organização do evento como um “caso de sucesso”, apresentando destaque no quesito inovação.

O economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório de Turismo do RS, ressalta que os dados apurados demonstram o impacto positivo do setor para gerar renda e emprego no Estado. “Desde o ano passado, fizemos várias pesquisas personalizadas para prefeituras do RS com dados para ajudar na elaboração de políticas públicas em suas gestões”, enfatiza. Entre os números levantados, o número da abertura de empresas e o perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico foram calculados desde a reativação do equipamento.

O encontro deste ano é uma oportunidade para que a Rbot saia da informalidade e comece a se organizar como uma associação formal, conforme explica a coordenadora Giovanna Tavares. “Queremos discutir as práticas de pesquisa e metodologias que os observatórios estão aplicando para chegar aos resultados”, aponta. Ela ressalta que o Observatório da Setur vem atuando de forma “muito profissional e efetiva”. “Temos que valorizar novos trabalhos e formas de fazer, como o que está sendo realizado no Rio Grande do Sul”, acrescenta.

Segundo o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Encontro fortalecerá a rede de observatórios do país e trade turístico em geral, por meio da troca de experiências, networking e metodologias de pesquisas para o turismo. “Temos como principal meta este ano a institucionalização da rede nacional, além de promover o destino da cidade que espera receber representantes de mais de sessenta observatórios existentes no país”, disse.

>> Clique para ver a programação completa do evento

(Com UFMA)