Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Projeto para modernizar gestão de documentos do Estado conclui etapa com participação da Secretaria de Turismo

Publicação:

Fachada do prédio do Arquivo Público do Rio Grande do Sul. com arquitetura do começo do século XX, paredes amarelas, pilastras brancas e grandes janelas em arco. O acesso a entrada se dá por duas escadarias externas, uma para direita e outra para esquerda, construídas em cima de uma base de pedras, a mesma utilizada no prédio. A área externa é arborizada e agradável.
Arquivo Público RS - Foto: Mauro Mattos
Por Ascom/SPGG

Fruto de um acordo firmado em 2019 pelo governo estadual com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o projeto que visa desburocratizar a organização, destinação e armazenamento dos documentos físicos e digitais produzidos pelo Poder Executivo concluiu em maio a etapa com a participação da Secretaria de Turismo.

Coordenado pelo Arquivo Público do Estado do RS (APERS), departamento vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o trabalho conta com o auxílio da Arquivotech, empresa consultora contratada, e, na atual fase, realiza o mapeamento das atividades que produzem documentação nos órgãos e secretarias do Poder Executivo.

O projeto “Estruturação dos Instrumentos de Gestão Documental do Poder Executivo do RS" tem entre seus objetivos reestruturar e ampliar o Plano de Classificação (PCD) e uma Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) vigentes. A função de ambos é auxiliar na classificação dos documentos produzidos, recebidos e acumulados e também na definição dos prazos de guarda e destinação dos materiais passíveis de eliminação ou preservação a partir do seu valor histórico.

O levantamento na Secretaria de Turismo, realizado entre abril e maio, ocorreu de forma concomitante nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Esporte e Lazer e foi o mesmo já executado em outras secretarias estaduais, como a de Saúde, Fazenda, Planejamento, Segurança e Meio Ambiente. O cronograma, com planejamento de conclusão em junho de 2022, contempla todas as funções de Estado e de todas as pastas da estrutura administrativa do Poder Executivo.

Entenda o projeto

Para atualizar e reestruturar o PCD e a TTD, instrumentos essenciais para a organização das informações da administração, o Arquivo Público foi contemplado com um financiamento dentro do acordo firmado pelo governo estadual com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em novembro de 2019.

A partir da assinatura do convênio, deu-se andamento à formatação dos trabalhos, com a contratação da empresa que é responsável por auxiliar o APERS no processo, além da definição do Plano e Cronograma de atividades.

Passada a fase inicial do projeto, o trabalho chegou ao momento de compreender como funcionam hoje nos órgãos e secretarias do governo estadual as atividades que produzem documentação, suas normas e regimentos, além dos levantamentos documental nos departamentos e divisões dos órgãos e entidades do Poder Executivo do RS.

A aplicação desses instrumentos permite uma gestão documental mais eficiente, o que garantirá diversos ganhos como:

- Otimização de recursos: Um dos resultados esperados para o projeto é a otimização dos recursos humanos e redução de custos com manutenção já que com os instrumentos é possível eliminar documentos prescritos.

- Preservação permanente: A garantia de preservação dos documentos avaliados como históricos para a formação da memória institucional do Governo do Estado.

- Impulso ao conhecimento: A padronização das classificações e a normatização dos processos são fundamentais para auxiliar a recuperação rápida dos documentos, da pesquisa científica e a escrita da história.

- Atendimento à LGPD: As entregas previstas permitirão a identificação dos dados que atendem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD.

Sobre o Arquivo Público

O Arquivo Público do RS é a autoridade arquivística do Estado, sendo o órgão gestor do Sistema de Arquivos do RS, responsável pela produção de normativas e orientações sobre gestão de documentos públicos produzidos e recebidos, sejam físicos ou digitais. Mais informações sobre o Arquivo Público podem ser obtidas no site www.apers.rs.gov.br.

Para mais informações sobre o projeto ou participar dos levantamentos, basta entrar em contato com o Arquivo Público pelo e-mail siarq-apers@planejamento.rs.gov.br ou no telefone (51) 3288-1351.

Secretaria de Turismo