Governo do estado e Trade turístico apresentam ao MTur documento com demandas para reconstrução do setor no RS

Reunião virtual reuniu parlamentares, governanças, trade, prefeitos, vereadores, presidentes de instituições e entidades

IMG 20240528 WA0089
Reunião aconteceu de forma híbrida - Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Produzida em 22/05
Ao longo de duas horas de reunião, parlamentares, governanças, trade, prefeitos, vereadores, presidentes de instituições e entidades do setor de turismo e eventos debateram alternativas de ações com foco na recuperação do turismo gaúcho.
O Governador, Eduardo Leite, e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul apresentaram ao ministro, Celso Sabino, um documento que reúne demandas para reconstrução do setor de turismo e eventos no RS.
O documento compila as demandas de todo o Trade gaúcho e governanças do turismo e eventos do RS.
Para o governador Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul é um estado vocacionado ao turismo e precisa recuperar o quanto antes esse atributo. “Entre tantos desafios que a tragédia nos impõe, temos também a questão do Turismo no Rio Grande do Sul, fortemente afetado pelas enchentes. Nossas prioridades no momento no setor são a Preservação de empregos e renda, garantindo a continuidade das empresas e a Recuperação emergencial da capacidade rodoviária e aeroviária do Estado.
Estamos trabalhando intensamente para desbloquear as rodovias que ainda estão danificadas, além de garantir que o Rio Grande do Sul tenha a Base Aérea de Canoas e o Aeroporto de Caxias do Sul em condições de receber o maior número possível de passageiros.”
O secretário de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, ressaltou o que seriam os tópicos mais emergentes neste momento de redução drástica no número de visitantes ao estado. “A prioridade hoje se dá em quatro pilares: restauração da conectividade aérea e rodoviária, recuperação da infraestrutura, retomada do fluxo turístico e intensificação da promoção turística nacional e internacional.”
Luiz Fernando pontuou ainda o esforço do governador, Eduardo Leite, em restaurar o turismo, como um importante motor da economia gaúcha. “O senhor governador acolheu então a pauta emergencial que as entidades do trade de turismo e eventos de todo o estado levaram à Setur, para apresentação ao MTur e ao ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.”
A partir deste encontro, o ministro Celso Sabino se comprometeu a intermediar com as demais unidades federais de portos e estradas, bem como com a Embratur, através do presidente Marcelo Freixo, e com a bancada federal gaúcha, para a condução dos pleitos.
O Ministério da Fazenda também será acionado por conta de demandas referentes a redução da alíquotas de IPI e do resgate da formatação original do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), para todo setor de turismo e eventos .
A Setur, em nome do turismo gaúcho, convidou o ministro Paulo Pimenta, para encontro no Centro Administrativo de Contingência, com participação do Trade e instituições, para dar sequência ao processo de retomada do setor no RS .
Salientou a relevância da retomada da infraestrutura e conectividade aerea “ precisamos acelerar o processo de retomada do aeroporto de POA que vai passar por um encaminhamento rápido no processo de concessão.
Paulo Pimenta
“Não vamos promover o RS quando tudo estiver recuperado. Vamos promover o RS, agora. Temos que ter esse senso de urgência e de solidariedade. Isso estará presente em todos os materiais e peças que vamos produzir.” Marcelo Freixo , presidente da Embratur