Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Governador conhece detalhes do projeto de resort com investimento previsto de R$ 1 bilhão

Empreendimento temático do Grêmio e do Inter está sendo construído em São Francisco de Paula e deve ser entregue até 2029

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 18 at 09 18 50
Apresentação aconteceu nesta quarta-feira (17), no Palácio Piratini - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quarta-feira (17/7), da apresentação do projeto do complexo hoteleiro temático do Grêmio e do Internacional. O empreendimento será construído em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, e conta com investimento de R$ 1 bilhão. Também estiveram no encontro o vice-governador Gabriel Souza, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e os secretários de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodríguez Júnior, de desenvolvimento econômico, Ernani Polo, do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffman.

Cada time gaúcho terá um resort temático que deve ser entregue até o fim de 2029. Além dos quartos de hotel e área de lazer, os empreendimentos contarão com complexo esportivo, de lazer e comercial. Também haverá espaço para o universo do clube, com escolinhas, museus/memoriais, lojas oficiais e atendimento ao sócio.

Para Eduardo Leite, trata-se de mais um reforço extremamente relevante tanto para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, quanto para alavancar o turismo e a autoestima da população. "Um projeto inédito que mexe com as paixões das nossas grandes torcidas e que, diante da situação que vivemos, ganha ainda mais relevância para ampliar nossa força de reconstrução pela dimensão do investimento. De nossa parte, o governo será um grande apoiador e vai mobilizar nossa estruturas para agilizar a concretização desse negócio", afirmou Leite.

Luiz Fernando Rodríguez Júnior aproveitou a oportunidade para destacar que os investimentos são fundamentais para alavancar o turismo na região de São Francisco de Paula. “Estamos diante de um enorme complexo que, além de inovador, representa um marco na região. Trata-se, sem dúvida, de um forte vetor de impulsionamento do turismo interno, atraindo gaúchos de todas as parte do Rio Grande do Sul”, concluiu.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, os investimentos bilionários reforçam o potencial produtivo do Estado. “Apesar do momento difícil que o Estado passa, o RS não deixou de ser um ambiente de negócios interessante para os empresários. Esse aporte temático, que reúne a paixão de colorados e gremistas, no setor turístico, é um exemplo de que não perdemos o nosso potencial econômico”, disse.

O projeto

Os resorts ocuparão uma área de 15 hectares cada, contendo 17.000m² de área privativa e 461 apartamentos de 24 a 62,30m². As unidades serão comercializadas sob o regime de multipropriedade, na qual o comprador adquire o direito de utilizar as acomodações por uma ou duas semanas no ano. Também haverá a possibilidade de utilização através de passaportes diários ou semanais. São esperados entre mil e 1.500 visitantes por semana, o que confere uma taxa de ocupação acima de 80%.

A parceria com os clubes envolve um percentual pela exploração da marca desde o início da comercialização das unidades. Grêmio e Internacional participam da divulgação do empreendimento, mas não investiram contrapartida financeira ao projeto. “A Laghetto Sports Resort se sente acolhida por ser uma empresa de gaúchos feita para gaúchos. É de extrema importância o apoio do Governo do Rio Grande do Sul. Os dois projetos trazem para o estado um retorno inestimável se levarmos em conta a geração de emprego de aproximadamente 540 pessoas, bem como investimento na construção civil, com mais de 450 pessoas envolvidas durante a execução das obras”, afirma o sócio da Laghetto Sports Resort, Gustavo Kinzel.

Secretaria de Turismo