Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Cultura gaúcha é apresentada a turistas alemães no Porto de Rio Grande

Menu de recepção inclui danças típicas, bebida regional e artesanato para cerca de 1.000 passageiros do cruzeiro MS Artania

Publicação:

Turistas de cruzeiro se misturam durante apresentação de grupo tradicionalista
Turistas de cruzeiro se misturam durante apresentação de grupo tradicionalista - Foto: Fotos: Rodrigo de Aguiar/Portos RS

A chegada do cruzeiro MS Artania ao Porto de Rio Grande reservou um momento inesperado aos quase 1000 turistas oriundos da Alemanha. Ao atracar em solo gaúcho, os passageiros foram recebidos com uma apresentação cultural do grupo CCN Sentinela do Rio Grande, que envolveu os presentes em danças típicas gaúchas, introduzindo a cultura local no momento de visitação.

Para receber os passageiros e tripulação, a Portos RS preparou, ainda, uma feira com artesanatos locais e a degustação da jeropiga, bebida típica da região. A chegada da embarcação marcou oficialmente o início da temporada de cruzeiros no Rio Grande do Sul em 2025.

“Receber turistas internacionais em nossos portos é mais do que uma oportunidade econômica, é a chance de mostrar ao mundo a riqueza cultural, a hospitalidade e as belezas naturais do Rio Grande do Sul. Essa movimentação fortalece nossa economia, gera empregos e impulsiona setores estratégicos, como comércio, gastronomia e turismo. Além disso, reforça o papel dos nossos portos como porta de entrada para o desenvolvimento e a integração com o mercado global. Estamos prontos para receber cada visitante com a qualidade e o acolhimento que são marcas registradas do nosso estado”, assegurou o secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.

O MS Artania saiu da Alemanha e, já no Brasil, realizou uma parada no Rio de Janeiro antes de desembarcar em Rio Grande. O destino final da embarcação é Punta Del Este, no Uruguai. A turista alemã Maria não conteve a emoção após a apresentação da dança gaúcha, ressaltando que a recepção foi a mais calorosa experiência vivenciada durante a viagem.

“É um sentimento lindo ver a sua gente. Eu tenho lágrimas nos olhos. Eu vejo tantas similaridades [com a cultura alemã]. O grupo veio aqui por nós, e apresentaram por nós. Isso é incrível, muito incrível”, contou emocionada.

Secretaria de Turismo