Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Com presença de outros estados e países, 37ª edição da Ugart começa nesta sexta (31)

Presente na abertura oficial do evento, o secretário adjunto do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, defendeu a inovação no setor

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 31 at 16 34 45
Estado anfitrião, o estande do Rio Grande do Sul teve alta movimentação na tarde desta sexta-feira - Foto: Leonardo Maia/Setur-RS
Por Leonardo Maia/Setur-RS

A 37ª edição da feira da União Gaúcha dos Representantes e Operadores do Turismo (Ugart) começou nesta sexta-feira (31/03), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento é destinado para o trade turístico — expressão que reúne os entes governamentais, empresas e agentes de viagem — e tem programação voltada para promover o intercâmbio de ideias entre os participantes. A feira se estende até este sábado (1º/04).

Durante a abertura oficial do evento, o governador Eduardo Leite afirmou que o Estado está construindo um grande plano de promoção do Rio Grande do Sul como destino turístico. "Vamos investir muito para que as pessoas visitem nosso Estado e para que aqui sejam muito bem recebidas e acolhidas. Com o Avançar, já destinamos 200 milhões para o turismo desde o final de 2021. Desejamos que todos os turistas levem as melhores lembranças do Rio Grande e que voltem muitas vezes. O nosso Estado também preza cada vez mais pela diversidade e pelo respeito, e todas as formas de ser do ser humano encontrarão acolhida neste Estado, pois aqui todos são muito bem-vindos”, apontou.

Secretário adjunto do Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez destacou a força do setor, que vem buscando inovar no planejamento de políticas públicas com base em dados científicos. Ele citou o lançamento do BI do Turismo, painéis de dados com informações estatísticas acerca da participação do turismo no PIB gaúcho, a geração de emprego na área, entre outros. “Essas informações estão disponíveis para todos e nos ajudarão a tomar decisões de forma mais precisa”, defendeu.

Paulo Queiroz, presidente da Ugart, ressaltou que a feira é um espaço propício para que os agentes de viagem conheçam os produtos turísticos de cada município. Ele ressaltou que o movimento dos turistas tem retornado a níveis maiores, com cerca de 60% do volume pré-pandêmico, e a feira é uma tentativa de tentar alavancar a quantidade de negócios concretizados. “Nos últimos anos, vivemos uma aproximação muito grande das entidades públicas com o setor privado e estamos tendo uma demanda diferente, que é o turismo regional”, explica.

Presidente da Agência Brasileira das Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), Lucia Bentz celebrou que o Rio Grande do Sul está em um caminho de crescimento e enfatizou que a feira é um local para fortalecer as conexões entre as pessoas. “O turismo do Rio Grande do Sul tá na mídia, temos companhias aéreas apostando cada vez mais nos destinos gaúchos, o que fortalece as relações no Estado”, disse.

A feira também é uma oportunidade para que outros estados fechem negócios para o turismo local, como é o caso do Espírito Santo. O empresário Francisco Azevedo, representante oficial do estado do Sudeste, explica que parte significativa dos turistas que visitam os destinos capixabas vem do Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é deixar nosso estado entre os principais para que o turista escolha nos visitar. Temos grandes concorrentes, mas devagarzinho vamos mostrando nossos diferenciais”, enfatizou.

Secretaria de Turismo