Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

South Summit Brazil: Setur-RS lança BIs do Turismo, painéis interativos com dados do setor

O encontro contou com participação do economista português Roberto Tavares Antunes, diretor-executivo do Nest

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 30 at 09 36 59
Apresentação aconteceu na arquibancada principal do Instituto Caldeira e reuniu o trade turístico - Foto: Elivelto Corrêa/Setur-RS
Por Leonardo Maia/Setur-RS

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) lançou, na manhã desta quinta-feira (30/03), os primeiros painéis interativos de dados estatísticos do setor no Estado — os BIs, plataforma reconhecida internacionalmente para divulgação de informações. O lançamento aconteceu durante evento que integrou a programação do South Summit Brazil, no Instituto Caldeira, no bairro Navegantes, em Porto Alegre.

>> Acesse os BIs do Turismo já disponíveis no site oficial da Setur-RS

Os dados disponibilizados contemplam o cálculo da participação do Turismo no PIB gaúcho, assim como o fluxo de passageiros que chegaram ao Estado por meio da malha aérea e o perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico no RS. O secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, pondera que as informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas no setor. “O Turismo precisa levar conhecimento e inovação, mas, sobretudo, elevar o padrão humano”, enfatiza.

O economista Antônio Pedro Lima, servidor da Setur e coordenador do Observatório do Turismo do RS, lembra que a ferramenta já está consolidada no setor privado, mas está sendo incorporada nos entes governamentais. Durante o encontro, ele citou a inspiração dos painéis lançados no TravelBI, case de sucesso de Portugal para o uso dos dados. “Informações consistentes e precisas podem auxiliar na tomada de decisão, inclusive para ter um olhar de mercado mais apurado”, argumenta.

“Crescimento do Turismo é resultado da estrutura social”, aponta especialista

Durante o lançamento, a Setur ainda recebeu o economista português Roberto Tavares Antunes, especialista na área de inovação no turismo, para uma palestra sobre o tema. O turismo português é um dos principais exemplos mundiais de como fortalecer o destino e atrair novos visitantes. Em 2022, a participação do Turismo no PIB do país europeu foi de 18%, enquanto no RS o número representa 4%.

Conforme Antunes, o turismo é um setor que precisa ser trabalhado de uma forma multifatorial, em conjunto com o restante da sociedade. “Turismo é uma indústria do bem. Só existe um bom turismo quando existe paz e coesão territorial. Queremos um turismo que promova a geração de empregos, reduza as desigualdades... Sem trazer incômodos para a população”, argumentou.

>> Confira a íntegra da palestra de Roberto Tavares Antunes

“Nunca o português esteve tão feliz como hoje e o turismo contribui de forma imensa para isso, com a valorização cultural. Portugal agora é uma marca de qualidade, motivo de orgulho para os seus cidadãos”, explica o especialista. “O turismo é oferta de experiências e se constrói com uma estrutura social, com base em tudo que acontece na economia. Se houver um cenário eficiente, é mais fácil prosperar com o turismo”, finaliza.

Na programação, o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, mediou um painel sobre os movimentos de inovação no turismo gaúcho, possibilitando o debate do atual cenário do setor no Estado e as projeções para o desenvolvimento do segmento. O encontro contou com participação de Roberto Antunes, da empresária e vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, e da coordenadora de Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim.

Secretaria de Turismo