Capão da Canoa é tendência entre destinos globais de plataforma de hospedagem

Foto da beira da praia. No centro da imagem um homem de camisa azul se prepara para chutar uma bola de futebol. Ao redor banhistas aproveitam o dia ensolarado.
A praia é uma das mais conhecidas do Sul para os turistas brasileiros. - Foto: Leonardo Maia/Setur-RS
Por Leonardo Maia/Setur-RS

O município de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi considerado pelo Airbnb como tendência entre os principais destinos globais da plataforma. A plataforma considerou buscas entre o primeiro e o terceiro semestre de 2022, para check-ins realizados durante o ano. No total, dez destinos foram classificados nesta lista, sendo três deles brasileiros: Angra dos Reis (RJ) e Itapema (SC), além do município gaúcho.

Capão da Canoa, com população de 55 mil habitantes, é conhecida nacionalmente como uma das praias que atraem mais turistas no Sul do País. A cidade sediou a abertura da Operação RS Verão Total 2023, em dezembro do ano passado, e atraiu mais de 1 milhão de pessoas no Réveillon, segundo levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Brigada Militar.

Anualmente, o Airbnb divulga o ranking dos destinos mais procurados e projeta tendências para o ano seguinte. A empresa aponta que em 2022 ficou claro que a flexibilidade que os trabalhos remotos e híbridos oferecem levou a uma revolução na forma como as pessoas vivem e trabalham, especialmente quando se trata de viagens.

Para a sequência do período de verão, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, comemorou os bons resultados obtidos em relatório de balneabilidade do Estado divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam/RS). A instituição constatou no último boletim que 88 de 90 pontos monitorados (98%) estão próprios para banho.

Setur-RS e Airbnb firmam parceria para compartilhamento de dados

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul assinou, em dezembro de 2022, uma parceria com o Airbnb para compartilhar informações relacionadas ao turismo do Estado, com propósito de estimular o setor e a colaboração na área de inteligência de mercado. A empresa é uma das referências globais de compartilhamento de acomodações e experiências em viagens.

Os dados incluem informações agregadas sobre as características do mercado de locação por temporada por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais, o City Portal. Vilson Covatti, explica que a troca de informações com a plataforma ajudará o Estado a entender melhor o comportamento do turista e planejar políticas públicas com maior precisão.

“As decisões do turismo, amparadas em dados obtidos por meio de acordo com o Airbnb, com informações da Junta Comercial e com pesquisas do Observatório do Turismo, poderão ser construídas estrategicamente e de maneira mais assertiva, além de colaborar na identificação das demandas do setor e o monitoramento do impacto dessas ações”, destaca o gestor.

Serão compartilhadas informações como: principais origens e destinos dos hóspedes (cidade, estado e país); tempo médio de estada; entre outras. Recentemente, um relatório da Oxford Economics mostrou que hóspedes no Airbnb contribuíram com 101 mil empregos no Brasil e apoiaram diretamente 1,9 bilhão de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) nacional durante 2021.