Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

44ª Expointer segue no Estado com eventos presenciais e híbridos

A feira acontece em Esteio entre os dias 4 e 12 de setembro

Publicação:

Placa escrito Eu Curto RS na Expointer
Na 44ª feira da Expointer, o Turismo do Estado ganha um estante especial para debater a segmentação. - Foto: Equipe ASCOM
Por Carolina Cesa/ASCOM

O quinto dia de feira da Expointer continua atraindo os representantes e interessados no agronegócio para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento conta com a participação de mais de 80 empresas, 210 estandes e 228 agroindústrias.

Depois de uma edição exclusivamente digital em 2020, por conta da pandemia, as atrações deste ano serão presenciais, cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária. Por isso, a 44ª Edição é considerada a “feira da retomada”.

Além de 260 lavatórios e recipientes com álcool gel distribuídos pelo local, a Secretaria da Saúde (SES) promove na feira reforços de medidas de prevenção a covid-19 com os visitantes, como o uso correto de máscaras e distanciamento social.

Para evitar aglomerações, poderão circular pelo parque 25 mil pessoas diariamente, somando 15 mil visitantes e 10 mil trabalhadores em geral, autoridades e imprensa. Ao todo, nos nove dias de evento, a expectativa é que a feira receba mais de 130 mil visitas.

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, junto com a equipe técnica da Secretaria, garante presença na Expointer. Na feira, está disponível um estande com apresentações e eventos exclusivos sobre temas ligado às segmentações do turismo no RS, abordado pela Jornalista Carla Fachim.

São mais de 400 eventos e atrações nos nove dias de feira. Confira:

  • Exposição de mais de 150 raças de animais

Bovinos de corte, leite, mistos, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos chinchilas, aves, coelhos e pássaros.

  • Julgamentos e leilões de animais

Vinte locais específicos para julgamentos de animais, além de locais de leilões que destacam o alto nível zootécnico dos animais.

  • Desfile dos Campeões

O desfile de todos os animais premiados durante o evento, é a grande festa de inauguração da Expointer, com a presença de autoridades, representações estrangeiras e público.

  • Programação cultural

Shows, apresentações de dança e exposições de fotos poderão ser assistidos no formato on-line, no canal 2 da plataforma de transmissão da Expointer 2021: www.expointeronline.com.br

  • Show de Máquinas

Os maiores fabricantes nacionais de máquinas e implementos agrícolas apresentam seus mais recentes lançamentos. Demonstrações técnicas e áreas de test-drive de utilitários.

  • Feira de Agricultura Familiar

Divulgação e comercialização de produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, bolos e cucas, doces e schimias, salames, queijos, conservas, licores e embutidos, entre outros produtos.

  • Expoargs – Exposição de Artesanato

A Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) é a feira mais significativa para os artesãos do Rio Grande do Sul, cadastrados e assistidos pelo Programa Gaúcho do Artesanato, que acontece todos os anos na Expointer. A Expoargs, coordenada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), tem por objetivo dar visibilidade a produtos típicos regionais confeccionados em lã crua, couro e metal, e que também reflitam a cultura das diversas etnias do Estado. 

  • Palestras Técnicas

Fóruns, seminários, cursos e palestras com temas sempre voltados ao aprimoramento da agropecuária.

  • Classificatória Aberta do Freio de Ouro

O Freio de Ouro é a mais disputada prova funcional entre as raças equinas no evento. A raça Crioula é considerada a raça característica do Rio Grande do Sul. 

  • Troféus

Associações de Criadores, meios de comunicação, bancos, faculdades e outras instituições criaram suas próprias premiações em reconhecimento à qualidade de produção agropecuária que se reflete em todos os setores expostos. 

  • Boulevard

Situado em rua coberta do Parque Assis Brasil, compreende uma área de 250 metros de extensão, dos quais 1,67 mil metros quadrados são de área construída. 

Fonte: Expointer

Horário de entrada no parque:

  • Pedestre: das 8h às 20h30min (menos no sábado, dia 24, em que ocorre a abertura às 9h).
  • Veículos de visitantes: das 8h às 20h.
  • Entrada de pedestres pelos portões 2, 3 e 6.

Ingressos:

  • Individual: R$ 13 Estudante e idoso: R$ 6, mediante apresentação da carteira de estudante e identidade.
  • Crianças até seis anos: gratuito, desde que acompanhadas por um responsável Idosos acima de 65 anos: gratuito.
Secretaria de Turismo