Votação de propostas da Consulta Popular RS acaba na próxima quarta, 30

O Turismo é uma das 11 categorias contempladas pela iniciativa de interesse regional

Logo marca do programa Consulta Popular. Em fundo branco, letras cinza, uma palavra sobre a outra e ao lado as cores do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo.
Consulta Popular
Por Leonardo Maia

O prazo para votação em propostas para a Consulta Popular foi prorrogado até a próxima quarta-feira, 30. A iniciativa tem a finalidade de promover a atuação popular quanto à destinação de parcela do orçamento do Estado voltada a investimentos e serviços de interesse regional. As propostas, cujo prazo para envio acabou no dia 10 de setembro, se destinam ao Turismo e outras 10 categorias determinadas por edital.

O processo de votação é realizado via aplicativo Colab, por meio do site oficial da iniciativa (www.consultapopular.rs.gov.br) e no WhatsApp (51) 8924-1547 (sem inclusão do 9 na frente do número). Para participar, o cidadão precisará informar o número do título de eleitor, CPF e data de nascimento, além de telefone e/ou e-mail caso opte por receber informações do processo. O voto é pessoal e intransferível.

Pretende-se ainda promover o engajamento social e empreendedor nas regiões, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos municípios através da escuta ativa do cidadão. No total, serão disponibilizados R$ 55 milhões para a aplicação em investimentos de propostas que serão sugeridas diretamente pela população.

A proposta com o maior número de "curtidas/apoio" de cada região dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), respeitado o caráter regional da iniciativa, será submetida diretamente à cédula de votação do respectivo Corede. Já as demais propostas seguirão para conhecimento e discussão dos Conselhos em suas Assembleias.