Turismos de lazer e de natureza na Quarta Colônia viram tema de apresentação à Setur
Pacote com destinos e produtos da região passa a integrar catálogo da maior agência de turismo da América Latina
Publicação:

O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, participou na manhã desta segunda-feira (24/2), em Porto Alegre, de uma exposição sobre as potencialidades, equipamentos e atrativos da Quarta Colônia e do Pampa. O encontro, idealizado por prefeitos/as, secretários e representantes do trade da região, buscou apresentar os pacotes turísticos da localidade que passarão a ser comercializados pela maior agência de turismo da América Latina, a CVC.
"É caminhar junto, crescer junto e distribuir esse turista por novas regiões. O mercado, hoje, anseia por novidades, busca um turismo conectado com o que vocês têm, que é o turismo de natureza, de experiência, um turismo que traga exclusividade no produto. Eu tenho dito reiteradas vezes: qual outra região do mundo consegue oferecer um conjunto de oportunidades como a Quarta Colônia? Pegar teu filho para tocar no fóssil de um dinossauro do período triássico? Tem também as termas, as imigrações italianas e alemãs, enfim, uma gama enorme de atrativos", afirmou Santini.
A apresentação do destino Quarta Colônia foi feita pela proprietária da agência de viagens Viaggio, Andreia Brondani. Ela comemorou a presença de representantes dos nove municípios que integram a região, demonstrando a força e o trabalho em conjunto que serão vitais para o impulsionamento local.
"Nós conseguimos formatar dois produtos para colocar na CVC. Hoje, a gente veio apresentar esse novo recorte do turismo no Rio Grande do Sul dentro de uma operadora nacional e buscando do Governo do Estado um auxílio e apoio para a divulgação desse novo produto e desses novos roteiros. E ouvimos que, sim, o Governo está conosco e precisamos fazer ajustes internos, mas há um entendimento de que temos de ser unidos e buscar nossa região com certa unificação, com produtos formatados, precificados e prontos para serem comercializados", declarou.
A Quarta Colônia
Localizada na área central do estado, a Quarta Colônia de Imigração Italiana é formada por nove municípios e abriga o geoparque da Quarta Colônia, que guarda o legado paleontológico com fósseis de mais de 200 milhões de anos. A região também é conhecida pelas águas termais, quedas de água e caminhos para a prática do cicloturismo.
Presente no encontro, o especialista de produtos do Rio Grande do Sul para a CVC, Maurício Souza, celebrou a possibilidade de comercialização de um novo produto.
“A gente vem com um trabalho de desenvolver o interior do Rio Grande do Sul, principalmente depois da aproximação que tivemos com a Setur. É uma das promessas que nós temos. Gramado e Canela seguem sendo o nosso forte, mas temos que usar essa força para mostrar o interior e a capital também, desenvolver o interior, mostrar a força e os produtos, o quanto de turismo de experiência se oferece aqui. As pessoas querem vivenciar o porquê de amarmos tanto a nossa cultura gaúcha", destacou.
A secretária da cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo. o secretário do desenvolvimento social, Beto Fantinel, e a diretora de planejamento e competitividade da Setur, Cláudia Mara Borges, também participaram do encontro.