Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Cicloturismo

O turismo sobre duas rodas é uma tendência mundial capaz de unir qualidade de vida, esporte, lazer e paixão por viajar. Para os adeptos desse estilo de turismo, o Rio Grande do Sul é uma ótima pedida: o estado conta com 118 rotas já mapeadas em 18 regiões. E a meta é interligar os trajetos e estruturá-los para oferecer a melhor experiência possível ao viajante.

Uma rota recente foi apresentado no final de 2022 pela Associação dos Municípios da Rota Romântica. Passa por 14 cidades e deve atrair quem deseja conhecer os atrativos naturais e culturais da região de imigração alemã utilizando de um modo saudável e sustentável, a bicicleta. O percurso todo tem 355 km por estradas secundárias e estradas de terra batida que dão acesso às pequenas comunidades. Os trajetos são ligados por centros urbanos, o que garante pontos de apoio ao ciclista como hospedagem, restaurantes e locais de abastecimento.

O cicloturismo é uma maneira saudável, econômica e ecológica de se viajar. Além de promover uma imersão completa do turista nos hábitos e cultura do ambiente de destino.

Secretaria de Turismo