Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Geoturismo

Um Geoparque ou parque geológico é uma área protegida que tem como elemento principal seu patrimônio geológico internacional. Para um território se tornar um Geoparque, é necessário solicitar à Unesco uma chancela. A organização realiza uma série de avaliações ambientais e sociais para conceder o título.

O Brasil, atualmente, tem três Geoparques. O primeiro a receber o título pela Unesco foi o Geoparque Araripe (Ceará), em 2006. Já os Geoparques Caminhos dos Cânions do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o Seridó (Rio Grande do Norte) receberam o título de Geoparques Mundiais da Unesco em abril de 2022.


O Rio Grande do Sul tem outros três Geoparques em processo para ter o reconhecimento da Unesco: os Geoparques Quarta Colônia, Caçapava do Sul e Raízes de Pedra, o que fará do RS o estado com maior número de Geoparques nacionais.

São espaços raros e únicos, que estimulam o conhecimento e, ainda, o contato com a natureza. Os visitantes podem, ainda, usufruir de todos os atrativos que a região onde estão inseridos, oferecem.

Secretaria de Turismo