Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Turismo Rural

O Turismo Rural é considerado como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, ou com características de meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Os roteiros contemplam locais para passar um dia tranquilo com ar puro, sombra e água fresca, preservando a natureza. 

O Rio Grande do Sul, por suas características culturais, históricas e geográficas, converte-se em um autêntico paraíso para a prática do Turismo Rural, com tradições seculares. O trabalho desenvolvido na Setur-RS visa o desenvolvimento e fortalecimento do segmento no estado, com foco na estruturação do segmento sob o ponto de vista legal e, paralelamente, buscando fomentar a qualificação dos trabalhadores afins.  

É necessário, para isso, desenvolver um conjunto de políticas públicas claras que deem conta das necessidades do segmento, assim como desenvolver estudos para uma legislação adequada às reais características do rural. Entre as atribuições, está atualizar a catalogação aberta das propriedades ativas que trabalham com o segmento, de maneira organizada e a serviço de estudo dos dados obtidos. 

Secretaria de Turismo