Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur participa do evento Olivas no Cais

Evento vai abordar a olivicultura gaúcha com palestras, degustações, jantares, e outras atrações, como a Feira do Azeite.

Publicação:

Portal de entrada para a feira Olivas no Cais
Olivas no Cais

O Cais Embarcadero sedia, a partir desta quarta-feira (18) até o próximo domingo (22), o Olivas no Cais, um evento que tem o objetivo divulgar e reverenciar a produção dos azeites de oliva produzidos no RS. 

Com acesso gratuito aos frequentadores do Cais, o público terá a oportunidade de desfrutar de degustações, painel sensorial, palestras com profissionais especialistas no assunto e jantares com com harmonização do azeite de oliva extravirgem com renomados chefs de cozinha nacionais. Além disso, o evento contará a partir de quinta-feira, (19) com a Feira do Azeite, com 28 expositores que disponibilizarão azeites produzidos com olivas extraídas na safra de 2022.  

Vale destacar que o Rio Grande do Sul atingiu em 2022 uma expressiva importância no setor olivícola nacional, atualmente representando 70% do mercado nacional produtivo com 6.4 mil hectares plantados.

A qualidade dos azeites gaúchos também já foi reconhecida diversas vezes internacionalmente. Até o final de 2021, os azeites gaúchos haviam conquistado medalhas de ouro, prata e platinumnos concursos da Itália - EVO IOOC Italy International Olive Oil Contest; de Nova York - NYIOOC World Olive Oil Competition 2021; da Grécia – Athena IOOC International Olive Oil Competition; da Inglaterra – London International Olive Oil Competitions; e do Japão - OLIVE JAPAN International Extra Virgin Olive Oil Competition. 

A Setur marcará presença no evento com um estande para promoção de destinos turísticos no Rio Grande do Sul que estão na rota olivicultura gaúcha. A organização do evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

Secretaria de Turismo