Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur participa da 30ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), em Pelotas

Publicação:

Fenadoce 2024
Fenadoce 2024 - Foto: Fenadoce / Divulgação
Por Leonardo Maia / ascom setur

A feira, que acontece desde 1986, é uma oportunidade para que os produtores de doces popularizem a iguaria para outros estados e países

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) participa da 30ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), em Pelotas, na Costa Doce Gaúcha. A festa, com longa tradição no Estado, se estende até o dia 4 de agosto e espera um público de 300 mil pessoas — incluindo pessoas de outros países — durante os dias de Fenadoce para conhecer a tradição doceira da cidade.

No total, serão aproximadamente 250 expositores,42 expositores de doces, e mais de 300 apresentações artísticas e culturais nas áreas de música, dança e teatro, realizadas em quatro palcos e nos espaços de convivência da feira. A Setur contará com um estande para promoção das regiões turísticas no espaço de grande visibilidade da feira, onde os doces são comercializados.

Para o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a Fenadoce se torna um importante centro econômico para a região durante o período em que ocorre, especialmente pelo número de turistas que consomem os famosos produtos da região. “Em um grande evento como esse temos as pessoas que nunca foram à cidade e estão ali pela primeira vez. Essa é uma oportunidade para divulgar os atrativos turísticos não só da Costa Doce Gaúcha, mas de todo o Rio Grande do Sul”, explica.

Sobre a Fenadoce

A Feira Nacional do Doce Fenadoce é um evento anual realizado para promover a cultura e a tradição doceira da região de Pelotas, difundindo o trajeto histórico dos doces, que resultam da integração de etnias e misturam visões de mundo tanto ocidentais quanto orientais, para todo Brasil e exterior.

A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo Poder Público juntamente a outras entidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL Pelotas) assumiu a coordenação do evento em 1995. Nas primeiras edições, acontecia a cada dois anos, sempre em local diferente da cidade. A partir de 1988, a feira tornou-se anual e ganhou endereço fixo: o Centro de Eventos Fenadoce, próximo à principal rótula de acesso ao município.

Atualmente, a Fenadoce é uma importante oportunidade para os produtores comercializarem e divulgarem os doces pelotenses. Para os visitantes, a festa oferece diversas atrações culturais, gastronômicas e comerciais. Nos 19 dias de feira é possível encontrar diversão, lazer, oportunidades de negócios e de conhecer a tradição doceira e o conjunto histórico de Pelotas Patrimônio Cultural Brasileiro.

Secretaria de Turismo