Setur firma aditivo de convênio de requalificação do Parque Saint Hilaire, em Viamão
Contemplada pelo programa Avançar no Turismo, obra da Prefeitura de Viamão tem investimento de R$ 9,9 milhões do Estado
Publicação:

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) assinou - na manhã desta terça-feira (12), na sede da pasta -, um aditivo de liberação de recursos no convênio firmado com o município de Viamão para a revitalização do Parque Saint Hilaire. O projeto integra o programa “Avançar no Turismo” e conta com investimento total de R$ 9,9 milhões do Governo do Estado.
A obra está em pleno andamento e se aproxima da metade da conclusão. De acordo com o cronograma da Prefeitura de Viamão, o equipamento será entregue à população no mês de setembro. A revitalização almeja recriar o parque como uma área de lazer para o município e região, oferecendo uma estrutura para prática de atividades esportivas, como pista de skate, academias de ginástica, ciclovias “cross-country” e infraestrutura para modalidades aquáticas.
O ato foi firmado pelo secretário estadual de turismo em exercício Luiz Fernando Rodriguez Junior. Ele ressaltou a importância que o parque representa para o fluxo turístico estadual. “Estamos falando de uma obra com enorme potencial para atração e retenção de turistas na região metropolitana. Além disso, é a garantia da preservação da natureza e também da história, já que Viamão foi a primeira capital do Rio Grande do Sul”, argumentou.
O prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, citou a importância afetiva do Saint Hilaire para a comunidade. O parque, antes frequentado pelas famílias viamonenses, está agora fechado há 10 anos. “Vai ser um parque de referência onde a comunidade toda metropolitana vai poder usufruir e vai ser realmente uma obra relevante para o nosso turismo, com Viamão valorizado”, argumentou o gestor.
Entre os objetivos da obra, está o de suprir necessidades básicas do local, como o abastecimento de água e energia elétrica, assim como a construção de estrutura com sanitários e vestiários que atendam o público circulante no entorno. A instalação de videomonitoramento, com cercamento interno para preservação do patrimônio natural e construído, também está prevista no projeto, que conta com recursos estaduais e municipais.
Presente na assinatura, o deputado estadual Valdir Bonatto também vê na revitalização um caminho para atrair negócios para a região. “Esse investimento que está sendo feito vai permitir que a população possa ter acesso à cultura e ao lazer em um ambiente de 1000 hectares, mas fundamentalmente abrindo a janela de possibilidades de uma concessão para empreendimentos e empreendedores dessa envergadura e da atividade econômica vinculada às questões socioambientais, de tecnologia e energias renováveis, que é o que a sociedade busca".
A importância do Parque Saint Hilaire para o Arroio Dilúvio
Na oportunidade, Nilton também destacou que o Saint Hilaire possui 70% das nascentes do Arroio Dilúvio. Atualmente, o município está dialogando com a Corsan para a realização do esgotamento sanitário das pequenas ocupações de entorno. “Viamão também vai contribuir com a despoluição do Dilúvio e, consequentemente, do Guaíba, porque depois o Guaíba também chega a Viamão através de Itapuã. Então é todo um ciclo, a gente cuida lá para depois ter uma área preservada”, sustentou.
Sobre o parque
Em março de 2023, a Prefeitura de Porto Alegre cedeu o uso e a administração de parte do Saint Hilaire, incluindo áreas de lazer, à prefeitura de Viamão. O parque possui uma área total de aproximadamente 1500 hectares, dos quais 908 foram cedidos. A concessão de uso acordada é pelo período de 30 anos.