Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Setur anuncia novos projetos com inteligência artificial durante café da manhã com a imprensa

O INTURIS e as informações obtidas a partir da ForwardKeys auxiliarão o governo a desenvolver políticas públicas

Publicação:

WhatsApp Image 2024 03 15 at 15 39 32
Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Caff - Foto: Caio Lorena/Ascom Setur
Por Leonardo Maia/Setur-RS

A Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) promoveu, na manhã desta sexta-feira (15), um café da manhã com a imprensa gaúcha. Durante o encontro, a pasta — representada pelo secretário Luiz Fernando Rodriguez Júnior e a equipe técnica da Setur — apresentou os projetos do INTURIS (Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Sul) e da ForwardKeys, plataforma de dados para acompanhar o fluxo aéreo dos turistas que vem ao Estado.

“São duas ações importantes do ponto de vista tecnológico e queremos mostrar a ligação disso com o turismo. Nosso intuito é atuar diretamente com ações em conjunto com o mercado. No Turismo, é quase que obrigação que o poder público ajude o privado a vender os destinos", enfatiza Luiz Fernando Rodriguez Júnior. “Temos certeza de que as pessoas compram o que há nos nossos destinos, mas temos que apresentá-los”, acrescenta.

O diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, aponta que o desafio dessa gestão é tornar o órgão público mais voltado para a atuação baseada em dados científicos. “Precisamos calcular nossas atividades para embasar tecnicamente quanto de orçamento precisamos. Nossa missão é mostrar como o Turismo movimenta a economia, beneficiando mais de 50 atividades que tem ligação direta e indireta com o setor. Estamos criando um dos sistemas mais completos do mundo, com parceria de inteligência artificial da Microsoft", ressalta.

“A ForwardKeys é uma ferramenta que permitirá fazer análises futuras sobre a conectividade aérea com base em dados de aquisição de passagens aéreas. Isso permitirá um melhor planejamento e execução das políticas públicas de turismo”, explica o economista Antônio Pedro Lima Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório de Turismo do RS.

INTURIS

O INTURIS envolve o uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. A SETUR-RS, em parceria com o LABTECH da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS, com o INOVA RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, com a Microsoft e com a Blueshift trabalham em conjunto para prover informações por meio de um assistente virtual (ChatBot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Setur.

Em um primeiro momento o projeto contará com um painel integrado com dados sobre fluxo de turistas, quantidade de turistas, empreendimentos turísticos, perfil dos turistas, entre outros aspectos fundamentais sobre o setor no RS.

FORWARDKEYS

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a adquirir o serviço de dados da plataforma ForwardKeys. Essa plataforma permite acompanhar visitantes e turistas desde a compra da passagem até a permanência no Brasil, além de suas conexões, motivo da viagem, entre outros aspectos. A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.

De posse desse instrumento, a Setur-RS pode planejar campanhas mais eficientes para atração de turistas, além de deter dados que podem ser utilizados para fomentar políticas públicas. Com base em dados já analisados pela secretaria, pode-se perceber que o RS, relativamente, é o estado que mais recebe famílias brasileiras (38%) e que um exame atento dos principais mercados externos revela o potencial de crescimento da federação.

Secretaria de Turismo