Setur acompanha obras de revitalização de parque Saint Hilaire, em Viamão
Intervenções tem potencial para requalificar o local e atrair novos visitantes para o município e o restante da Região
Publicação:

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) — por meio do titular em exercício da pasta, Luiz Fernando Rodriguez Júnior — realizou inspeção técnica em obra do Avançar no Turismo no município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã da última quinta-feira (28/02). O projeto busca recriar o parque como uma área de lazer para o município e região, oferecendo uma estrutura para prática de atividades esportivas, como pista de skate, academias de ginástica, ciclovias cross-country e infraestrutura para modalidades aquáticas. No total, serão repassados R$ 9,9 milhões pelo Governo do Estado.
Quase a metade (40%) da intervenção está concluída. A obra completa representará mais qualidade de vida para a população local, que terá contato com a natureza em mais uma opção de espaço público destinado a integração e convivência sociais. Para Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o parque poderá abrigar, ainda, eventos turísticos na Região Metropolitana. “A boa infraestrutura dos espaços públicos, além de incentivar a atração de novos visitantes, colabora para as questões sociais, históricas e culturais de uma sociedade”, enfatiza.
Nilton Magalhães, prefeito de Viamão, pondera que o Saint Hilaire faz parte da história do município e entrará em um novo capítulo com a revitalização. “A recriação do Parque atrairá visitantes de todo o Estado, potencializando ainda mais a vocação de Viamão para o turismo. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura transformarão o Saint Hilaire num espaço qualificado, preservando o meio ambiente e com estruturas para eventos de todos os portes. Essa não é uma obra mais passível de retrocesso e tem prioridade de execução pelo município", argumenta o gestor.
Entre os objetivos da obra, está suprir necessidades básicas do local, como o abastecimento de água e energia elétrica, assim como a construção de estrutura com sanitários e vestiários que atendam o público circulante no entorno. A instalação de videomonitoramento, com cercamento interno para preservação do patrimônio natural e construído, também está prevista no projeto, que conta com recursos estaduais e municipais. “Há elementos estruturantes hábeis no sentido de demonstrar que o município está se dedicando para a execução da obra. Seguimos acompanhando, conforme as determinações legais, o andamento das intervenções no local”, afirma Henrique Leites, diretor-adjunto de Desenvolvimento e Qualificação da Setur-RS.
O vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza, que também acompanhou a visita, ressalta que o Parque tem cerca de 80% das nascentes do Arroio Dilúvio, o mais importante sistema de drenagem da capital. “Recuperar o parque é fundamental para Porto Alegre e para o sonho de termos um Dilúvio despoluído”, explica.
Já o deputado estadual Valdir Bonatto lembra que o Parque passou por uma transferência da administração municipal de Porto Alegre para Viamão. “Tínhamos o objetivo claro de reestruturar o parque, viabilizar investimentos e projetar uma opção de lazer e turismo para a população. Uma área tão rica para a região merecia um olhar atento dos gestores públicos. Hoje podemos ver esse compromisso sair do papel com os investimentos do governo do Estado e do Executivo Municipal. A requalificação do Saint Hilaire vai impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana, atraindo visitantes, novos empreendedores, gerando emprego e renda", ressalta o parlamentar.