Porto Alegre lança candidatura como Cidade Criativa da Unesco
Publicação:
O secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini compareceu ao lançamento da candidatura de Porto Alegre como integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. Na ocasião, Santini assinou uma carta de apoio à iniciativa, junto à secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (12/12), no Mercado Público da capital.
A rede, desenvolvida em 2004, representa uma plataforma internacional de intercâmbio de experiências, que visa promover a troca entre “cidades criativas” ao redor do mundo, no que diz respeito ao desenvolvimento urbano sustentável. Atualmente, 246 cidades no mundo fazem parte do grupo, divididas em sete campos criativos: artesanato e arte popular, artes midiáticas, design, literatura, gastronomia, cinema e música.
No Brasil os municípios do campo criativo da gastronomia são Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty. No campo do design, estão Brasília, Curitiba e Fortaleza. Recife e Salvador são os representantes do campo da música. Campina Grande compõe o segmento das artes midiáticas, João Pessoa o de artesanato e arte popular e Santos o campo do cinema.
Santini acredita que a inclusão de Porto Alegre na Rede seja um passo significante que afirma a posição, não somente da capital, mas de todo Rio Grande do Sul, como um destino turístico abrangente. “Nós estamos no momento de recuperação econômica em que o mundo voltou os olhos para o Rio Grande do Sul e ajudou a reerguer o nosso Estado. Pode ter certeza, prefeito Melo, que, por parte do nosso Governo do Estado, do Governador Eduardo Leite e nosso vice Gabriel, nós não economizaremos esforços para fazer com que Porto Alegre se consolide cada vez mais como um destino turístico desejado”.
A preparação para a candidatura ocorreu através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e contou com a criação de um grupo de trabalho composto por empresas dos setores de economia criativa e gastronomia. Para montar um dossiê que embase a defesa durante os processos seletivos, o grupo realizou workshops de mapeamento e desenvolvimento sustentável do ecossistema gastronômico da cidade.
Em documento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) declara que o agrupamento dessas cidades gera oportunidades de negócios para empreendedores dos setores ligados aos campos criativos, além de dinamizar o desenvolvimento de setores transversais e complementares. Segundo o gerente regional do Sebrae RS, Paulo César Bruscato, a ação fomenta Porto Alegre como um destino de turismo de experiências no Brasil: “A gastronomia gaúcha traduz o bem receber do gaúcho, assim como referenda a hospitalidade de uma cidade que tem muito a oferecer aos turistas. O empresariado gaúcho comemora e aposta muito nessa outorga mundial”, concluiu.