Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Pesquisa vai traçar o perfil do Turismo Gastronômico

Publicação:

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está contribuindo com a iniciativa.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está contribuindo com a iniciativa.

O Ministério do Turismo lançou nesta terça-feira (1) uma pesquisa do MTur que pretende fazer um diagnóstico do Turismo Gastronômico do país. Antes de iniciar a distribuição dos questionários, o ministério realizou uma série de seminários e oficinas junto às macro regiões brasileiras. A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está contribuindo com a iniciativa, distribuindo o material nos grupos de pessoas e entidades envolvidas no tema.

A analista da Setur, Cristina Beleza participou de capacitação, promovida de 24 a 28 de maio, como interlocutora da secretaria. “Esse grande diagnóstico que o Ministério do Turismo está realizando vai contribuir para a criação de novos projetos e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a este segmento”, explica. Conforme dados divulgados pelo MTur, a gastronomia é um dos maiores impulsionadores de viagens no mundo, e um dos mais bem avaliados por estrangeiros que visitam o país.

O Rio Grande do Sul possui uma gastronomia marcante, desenvolvida em grande parte pelos costumes tradicionalistas e pela influência das etnias que compõem o estado. É nesta diversidade cultural e de sabores que o Secretário de Turismo, Ronaldo Santini, aposta para o desenvolvimento deste importante segmento do Turismo. “Em cada canto do nosso estado temos algum diferencial a ser experimentado e muito disso impulsionado pela agricultura. Os vinhos na Serra e na Fronteira, culinária alemã, italiana e portuguesa em várias localidades e o nosso tradicional churrasco espalhado em todo o território.” Santini espera que as respostas à pesquisa possam abrir portas para a construção de novos projetos e oportunidades no estado.

A pesquisa ficará disponível para respostas até o dia 10 de junho. Para acessar clique aqui.

https://turismogastronomico.tur.br/

Texto: Thais D'Avila- Ascom Setur

Secretaria de Turismo