Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Período da Vindima se consolida como mais um produto turístico gaúcho ao longo do verão

Além da Serra Gaúcha, Campanha também se destaca entre os produtores de uva e vinho no Estado: veja onde curtir a vindima

Publicação:

WhatsApp Image 2024 01 16 at 15 07 07
Vindima dura entre os meses de janeiro e março no Rio Grande do Sul - Foto: Jcomp/Freepik

A colheita da safra da uva, também conhecida como “vindima”, é um importante marco para a cultura e o turismo gaúcho anualmente entre os meses de janeiro e março. A festividade, realizada desde o início do século XX no Rio Grande do Sul, transforma o ambiente de inúmeras cidades do Estado, convidando moradores e turistas para experienciar a tradicional pisa das uvas, assim como experimentar a gastronomia local e acompanhar desfiles temáticos. O período é o mais aguardado pelos agricultores que cultivam a uva, garantindo seu sustento e confirmando a produtividade de suas parreiras.

O secretário em exercício do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, lembra que o turismo de natureza é uma das tendências mais consolidadas no período pós-pandemia. “Precisamos valorizar esse produto, já tão consolidado culturalmente no Estado com os costumes inseridos pelos imigrantes, para atrair mais visitantes ao Rio Grande do Sul. Nosso intuito é divulgar e posicionar nossas riquezas e belezas naturais, nacional e internacionalmente ”, argumenta o gestor.

Com condições geográficas propícias para o cultivo da uva, as cidades que celebram a vindima estão espalhadas pelo Estado. Na “capital brasileira do vinho”, como é conhecida Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a programação oficial se estende por três meses, entre a próxima quinta-feira (18) e o dia 17 de março. Além de atividades na cidade, o turismo também se espalha pelo interior de Bento, com atrações no Vale dos Vinhedos. “Queremos que todos possam celebrar e descobrir esse momento tão importante para comunidade de Bento Gonçalves. Um evento já tradicional que anualmente mostra e reforça a importância do período para a cidade”, disse o secretário de Turismo Davi Da Rold.

Em Flores da Cunha, é celebrada neste ano a 15ª edição da Fenavindima, entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março. A festividade, cujo início remonta ao ano de 1967, proporciona ao visitante aspectos da cultura italiana e a hospitalidade dos moradores locais.

Garibaldi, conhecida pela Rota dos Espumantes, é outra cidade da Serra Gaúcha que também celebra a vindima. A festa, que acontece entre os dias 26 de janeiro e 9 de março, é uma celebração do trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola.

A vindima, contudo, não fica restrita às cidades da Serra Gaúcha. Nos últimos anos, também se destacaram os produtores de uva e vinho da Campanha Gaúcha. A zona rural de Dom Pedrito, município a 67 quilômetros de Bagé e com cerca de 35 mil habitantes, dará espaço para as experiências da vindima com o cenário incrível do Pampa Gaúcho.

Confira onde curtir experiências da vindima em 2024 no Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves

Quando: 18 de janeiro a 17 de março
Mais informações: https://bento.tur.br/2024/01/bento-em-vindima-apresenta-a-programacao-do-evento/

Flores da Cunha

Quando: 22 de fevereiro a 10 de março
Mais informações: https://www.turismoflores.com.br/eventos/15a-festa-nacional-da-vindima-fenavindima

Garibaldi

Quando: 26 de janeiro e 9 de março
Mais informações: https://www.garibaldi.rs.gov.br/noticias/veraneio-da-vindima-2024-traz-programacao-especial-de-janeiro-a-marco

Gramado

Quando: 8 de fevereiro a 3 de março
Mais informações: https://www.instagram.com/vindimaemgramadooficial/

Pinto Bandeira

Quando: 20 de janeiro e 24 de fevereiro
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/festa-das-safras-don-giovanni-e-nature / https://www.wine-locals.com/passeios/altos-de-pinto-bandeira-vindima-2024

Farroupilha

Quando: 20 de janeiro e sábados de fevereiro (exceto dia 10)
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/festa-de-lancamento-da-vindima-2024-na-cave-antiga / https://www.wine-locals.com/passeios/saga-da-uva-a-experiencia-na-casa-perini

Poço das Antas

Quando: 13 de janeiro, 17 e 18 de fevereiro, e 09 e 10 de março
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/pisa-da-uva-com-samba-no-sitio-rosa-do-vale

Dom Pedrito

Quando: 20 de janeiro
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/vindima-2024-na-vinicola-guatambu-estancia-do-vinho

Secretaria de Turismo