Operação Verão Total RS: 11 milhões de pessoas são esperadas nas praias e balneários
As ações terão coordenação executiva da Secretaria de Turismo pela primeira vez
Publicação:
A Operação Verão Total RS, que se estende de dezembro deste ano até março de 2023, pretende articular e coordenar as ações da administração pública estadual na prestação de serviços públicos sazonais aos turistas e aos veranistas que se deslocam pelo Estado. A expectativa é que cerca de 11 milhões de pessoas circulem nas praias, lagoas e balneários do Estado.
Com coordenação executiva inédita da Secretaria de Turismo, serão contemplados municípios das regiões litorânea, serrana e da fronteira, bem como aqueles em que estejam situados em áreas com águas internas. Total de 37 órgãos e entidades do Executivo estadual estão envolvidos no desenvolvimento das ações durante o período.
Com um maior número de pessoas circulando no Estado, torna-se necessário um reforço na prestação de serviços públicos, para prevenir a ocorrência de afogamentos e a atuar na fiscalização do trânsito nas estradas. Durante o período, ainda serão desenvolvidas ações para garantir a segurança alimentar dos turistas e verificar os índices de balneabilidade. Uma unidade móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também circulará por municípios contemplados.
Inscrições para 440 vagas de guarda-vidas civil encerram nesta sexta-feira, 4
Total de 440 vagas temporárias de guarda-vidas civil estão abertas para a Operação deste ano. São 40 postos para capacitação de novos agentes e outros 400 para guarda-vidas que receberam o treinamento nas duas edições anteriores. As inscrições para ambos os casos se estendem até esta sexta-feira, 4 de novembro, por meio do site oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
A intenção do órgão é que os profissionais atuem em funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sob supervisão e comando do CBMRS. A atuação temporária começará em novembro deste ano e se estenderá até abril de 2023. Os guarda-vidas deverão escolher a habilidade desejada (águas de mar ou águas internas) no ato da inscrição, além de optar entre Litoral Sul e Norte.
Durante a realização da capacitação técnica, o candidato perceberá remuneração mensal de R$ 2.120, proporcional ao número de dias do curso, que terá duração de 200 horas/aula. Já após a contratação, o agente recebe o mesmo valor com acréscimo de 100% a título de risco de vida, totalizando R$ 4.240, além de vale-refeição e auxílio-transporte.