Na Fecomércio, Setur discute contratação de dados de plataforma voltada ao turismo
Desenvolvimento de ferramenta de inteligência artificial (Inturis) também entra na pauta
Publicação:

O secretário estadual de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Jr., apresentou na última quarta-feira (27/03), na Casa do Comércio Gaúcho, as duas mais recentes iniciativas da pasta, a contratação de pacote da dados turísticos junto à plataforma ForwardKeys e o desenvolvimento de ferramenta de inteligência artificial que irá fornecer dados ao trade local.
Em um primeiro momento, o secretário abordou o potencial que se abre com os dados fornecidos pela Forward Keys, que permitem acompanhar visitantes e turistas desde a compra da passagem até a permanência no Brasil, além de suas conexões, motivo da viagem, entre outros aspectos. A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.
Com os dados em mãos, Luiz Fernando diz acreditar que o poder público e a iniciativa privada poderão tomar decisões de investimento mais assertivas, minimizando a possibilidade de erro. “A partir de abril, teremos relatórios semanais para podermos analisar as demandas e, até mesmo, ver as necessidades de voos e linhas aéreas", relatou o secretário.
A segunda iniciativa apresentada foi o Sistema de Inteligência Turística (Inturis), que visa à promoção e gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. Essa ferramenta proverá o trade turístico com informações por meio de um assistente virtual (chatbot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Secretaria. Ela foi desenvolvida em parceria com o Labtech (da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS), com o INOVA RS (da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS), com a Microsoft e com a Blueshif.
Neste contexto, o secretário destacou a importância de parcerias entre o governo e as entidades empresariais para qualificar da mão de obra do segmento, visando impulsionar o turismo regional. “O objetivo é trazer uma gestão mais técnica para o turismo”, explicou o secretário.
O encontro reuniu o presidente do sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o vice-presidente da Federação, Gilmar Bazanella e os diretores regionais do Sesc e Senac no RS, Marcelo Afonso e Sandra Regina Casarotto Lindorfer. No encontro, Bohn destacou, inclusive, a expertise do Senac-RS em cursos de capacitação na área do turismo, assim como o trabalho desenvolvido pelo Sesc no setor.