Município de Canela, na Serra Gaúcha, recebe título de Capital Nacional dos Parques Temáticos
Publicação:
![catedral de pedra - Canela](/upload/recortes/202311/30112214_17399_GD.jpeg)
Lei sancionada pelo Governo Federal entrou em vigor nesta terça-feira (28/11)
O Governo Federal sancionou nesta terça-feira (28/11), Lei que institui a Canela, na Serra Gaúcha, o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos.
O município tem uma área de 255 km e aproximadamente 50 mil habitantes (48.946), de acordo com o IBGE, e integra o destino turístico mais visitado do Rio Grande do Sul: a Região das Hortênsias que inclui, ainda, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.
Canela, hoje concentra diversos parques temáticos, dentre eles:
- SKYGLASS CANELA;
- PARQUES DA SERRA BONDINHOS AÉREOS;
- PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL;
- ALPEN PARK;
- ALPEN MOTION;
- MRX ENTRETENIMENTOS.
Em Canela, os empreendimentos de dimensões e temáticas variadas se mostraram capazes de atrair turistas do Brasil e do mundo. Segundo dados disponibilizados pela Análise de Fluxo Turístico do Sebrae, no ano de 2022 o município recebeu mais de dois milhões e meio de turistas (2.638.929), com tempo de permanência médio que chega a três dias. “Esse reconhecimento aumenta ainda mais a visibilidade da Serra Gaúcha, para além de um destino típico de inverno ou datas comemorativas como Natal e Páscoa. Temos, também, um pólo de entretenimento e atrações para todos os públicos", ressalta o secretário de estado de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.
De acordo com o presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, Renato Fensterseifer, o reconhecimento vai impactar no estado como um todo. "Esse é o resultado de um trabalho exercido ao longo de muitos anos tanto da iniciativa privada quanto do setor público. A região como um todo comemora", completou.