Giro do turismo: semana da Setur tem participação em eventos na Europa e fomento a festas tradicionais dentro do RS
Secretaria marca presença na BTL Portugal, no carnaval da capital e na “Expodireto Cotrijal” para promover cultura do estad
Publicação:

A agenda da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) ficou lotada entre os dias 10 e 16 de março. Com o compromisso de divulgar as belezas, as atrações e a culinária do estado, a pasta esteve envolvida em eventos até mesmo fora do Brasil – como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025 –, além de apoiar feiras e festas em diversas regiões do estado gaúcho.
De 12 a 16 de março, a Setur apresentou os destinos e atrativos do Rio Grande do Sul em estande próprio na BTL, uma das principais feiras do setor na Europa. “Estamos aqui para fortalecer parcerias e mostrar aos operadores internacionais o que o estado tem a oferecer, desde o enoturismo na Serra até o turismo cultural e de natureza em diversas regiões”, afirmou o secretário Ronaldo Santini durante o evento. No espaço do Rio Grande do Sul, visitantes conhecem roteiros, experiências e oportunidades de negócios voltadas ao turismo gaúcho. A feira também abriu espaço para reuniões estratégicas entre os participantes.
Antes, a pasta marcou presença em outras duas cidades ibéricas durante o Meeting Brasil. Durante o evento, a comitiva estadual participou de sessões de capacitação voltadas para o mercado europeu em Madri, na Espanha, no dia 6 de março e também na cidade do Porto no dia 10.
Eventos internos
Dentro do Rio Grande do Sul, a secretaria apoiou ativamente, no fim de semana, o desfile das escolas de samba durante o carnaval fora de época de Porto Alegre, realizado no Porto Seco. A “kuchenfest”, tradicional festa da cuca em Rolante, também recebeu fomento da pasta.
Em Não-Me-Toque, a Setur ajudou na promoção turística do estado com um estande na 25ª edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Em Caxias do Sul, o espaço também esteve assegurado na “Festa das Colheitas”, que propõe a celebração da colheita da uva e homenageia a figura do “colono” e da “colona”.