Em Rio Grande, Seminário Nacional de Governança para o Turismo discute rumos do setor para municípios brasileiros

WhatsApp Image 2024 03 25 at 5 12 00 PM
Secretário de Turismo em Exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior - Foto: Divulgação/Setur

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, representou o governador do estado, Eduardo Leite, na abertura do 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Extremo Sul, no município de Rio Grande. O Seminário começou na manhã desta segunda-feira (25) e se estende até a próxima quarta-feira (27/03).

Para o secretário Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o encontro é uma oportunidade para que os agentes do turismo consigam alinhar suas práticas e atuar de forma mais integrada. “No Rio Grande do Sul, ainda que tenhamos atrativos diferentes em nossas 28 regiões turísticas, precisamos adotar um discurso harmônico para vender os destinos turísticos como um conjunto, de forma que um município auxilie o outro a atrair novos visitantes para o Estado”, enfatiza o gestor, que também apresentou o painel com tema "O Papel do Estado na Construção de Políticas Públicas de Turismo Integradas e Regionalizadas".

O evento tem caráter nacional e busca discutir e promover as boas práticas de governança junto aos municípios turísticos brasileiros. Entre os temas abordados, os participantes debaterão sobre governança e sustentabilidade, assim como inovação e investimentos. Ao longo do ano, a entidades organizadoras percorrerão em conjunto os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Além da característica orientativa, técnica e institucional, o evento é uma oportunidade para as lideranças municipais discutirem, trocarem experiências e conhecerem as alternativas e desafios para captação de investimentos, promoção e comercialização de destinos turísticos, em especial com o objetivo de estruturar a governança dos destinos para retomada segura do turismo.

Mário Augusto Ribas do Nascimento, presidente da Organização Nacional das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), ressalta que o evento é fundamental para reforçar a governança do turismo. “Queremos transformar o Turismo em uma pauta prioritária em todas as esferas públicas — federal, estadual e municipal — e no setor privado. Não podemos tratar o Turismo apenas com um penduricalho, uma obrigação para os gestores, mas como uma fonte potencial de geração de emprego e renda”, defende.

O Seminário é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o apoio institucional do SEBRAE Nacional.