Em janeiro, Aeroporto Salgado Filho registra número de passageiros semelhante ao do período pré-enchente
Retomada acelerada do principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul traz cenário de otimismo para setor do turismo
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Dados da Agência Nacional de Aviaçã Civil (Anac) revelam que o fluxo total de passageiros no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, correspondeu a 514.316 entradas e saídas no mês de janeiro, o que representou 87,5% do observado para o mesmo mês do ano anterior, em um período pré-enchente. Os voos, por sua vez, somaram 3.884 no total, registrando 79% do número alcançado em 2024 (4.919).
A diferença percentual entre voos e passageiros ocorre em função dos modelos de aeronave que operam no Salgado Filho desde a retomada das atividades, em 21 de outubro. Desde o fim de dezembro, o terminal opera 24h por dia, com a pista completa, e recebe voos internacionais. A expectativa da Fraport, concessionária que administra o aeroporto, é de igualar o fluxo que se observava antes da enchente até o fim do primeiro semestre de 2025.
“O aumento no fluxo de passageiros no Salgado Filho reforça que o Rio Grande do Sul está se reerguendo e pronto para receber turistas de todo o Brasil e do exterior. A retomada dos voos internacionais e o crescimento da movimentação no aeroporto mostram a força do setor e o impacto positivo das ações que estamos desenvolvendo, como a Campanha Nacional de Turismo. Seguimos trabalhando para fortalecer nosso estado como um destino seguro, atrativo e acolhedor.”, afirmou o secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.
Retomada dos voos internacionais
O primeiro dia de abril marca a retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa, com a chegada da primeira aeronave à capital gaúcha prevista para o fim da noite. Conforme análise do Observatório do Turismo, com base em dados da plataforma ForwardKeys, a venda de passagens entre Lisboa e Porto Alegre cresceu 7% desde que a retomada do voo direto entre as duas capitais foi disponibilizada para compra de bilhetes, de dezembro de 2024 até o dia 13 de fevereiro deste ano. O período comparado é o mesmo entre 2023 e 2024.
Além da ligação direta com o país lusitano, e outras já em vigor — como Santiago (Chile) e Lima (Peru), o Salgado Filho também terá voos diretos para outros destinos, como Buenos Aires (a partir de março) e Bariloche (durante a temporada de inverno). A projeção é que a chegada de turistas internacionais ao Aeroporto Salgado Filho cresça 79% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Campanha Nacional do Turismo
Em setembro de 2024, o Governo do Estado lançou, através da Secretaria de Turismo (Setur), a Campanha Nacional de Turismo, com investimentos de R$ 30 milhões para atrair visitantes de todo o Brasil, destacando as paisagens, atrativos naturais e a culinária típica gaúcha. A iniciativa foi uma parte integrante do Plano Rio Grande e buscou retribuir a rede nacional de solidariedade que se formou em torno do Rio Grande do Sul durante as enchentes. Houve, naquele momento, um foco na apresentação do estado gaúcho como um destino resiliente, seguro e atrativo.
A campanha consistiu, na sua primeira fase, em uma ampla estratégia de marketing, incluindo comerciais de TV, spots de rádio, anúncios em aeroportos e ações de mídia digital. O vídeo oficial carregava o tema “O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil”. Na última etapa, influenciadores de turismo estiveram envolvidos para promover o estado em uma dinâmica especial, na qual cada um foi destinado a uma região gaúcha, promovendo suas experiências de forma colaborativa.