Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Diante de estado de calamidade pública, veja como acompanhar alertas de segurança no RS

Publicação:

WhatsApp Image 2024 05 02 at 14 09 46
alerta

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) alerta que os turistas que têm viagem marcada para o Estado fiquem atentos aos canais de comunicação oficiais do Governo do Estado, em especial da Defesa Civil, que está monitorando periodicamente as situações dos municípios e estradas gaúchas e emitindo vários alertas de segurança. Acesse neste link

O governo estadual decretou "estado de calamidade pública" no Rio Grande do Sul diante dos eventos climáticos de chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Os eventos meteorológicos ocasionaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas", descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. O decreto vigora por 180 dias.

Como ajudar

A Defesa Civil Estadual e as forças de segurança estão totalmente mobilizadas nos resgates de pessoas que ainda estejam em situação de risco. Por isso, ainda não estão sendo realizadas campanhas para encaminhamento de doações aos atingidos, tendo em vista que os estoques de alimentos, água e outros itens atendem às demandas dos municípios.

No momento da publicação desta matéria, existe a necessidade de alguns itens específicos, como colchões, roupa de cama e banho (higienizados) e cobertores (higienizados). Esses materiais já podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, e que atende no telefone (51) 3210 4255. Também é possível buscar informações sobre doações nos municípios.

Secretaria de Turismo