Dados do Observatório de Turismo do RS são disponibilizados no site oficial da Setur; confira

A Expointer, em Esteio, e a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul foram alguns dos eventos monitorados pelo Observatório neste ano

Foto de pessoas vestidas com roupas típicas alemã, desfilando por uma rua na Oktoberfet. Há arcos sobre a rua, enfeitados de preto, amarelo e vermelho - cores do evento. Várias pessoas sentadas na calçada assistindo a passeata.
Oktoberfest de Santa Cruz do Sul reuniu mais de mais de 400 mil pessoas - Foto: Leonardo Maia/Ascom Setur
Por Leonardo Maia/Setur-RS

Os dados apurados neste ano pelo Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria de Turismo, estão disponíveis no site oficial da pasta, por meio deste link. Os dados, obtidos durante eventos regionais no Estado por servidores da secretaria, devem dar respaldo para a construção de políticas públicas no setor. As estatísticas serão compiladas em painéis de informações e relatórios periódicos.

São calculados fatores com o gênero, idade, local de procedência, meio de hospedagem e pretensão de gasto diário dos turistas. Além das pesquisas aplicadas diretamente pela pasta, o Observatório busca entender o fluxo de turístico a partir de contatos com empresas dos setores de transportes e hospedagem.

No segundo semestre deste ano, a partir de quando o Observatório foi reativado, alguns dos principais eventos gaúchos foram monitorados após a retomada sem restrições sanitárias desde o início da pandemia do novo coronavírus. A Expointer, em Esteio, e a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul movimentaram centenas de milhares de turistas e reforçaram a marcante presença do turismo regional (95% dos visitantes moram no Estado).

Financiamento de pesquisas

Uma proposta que amplia as atividades financiáveis com o dinheiro do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para sanção presidencial. Conforme o texto da proposta, 2% das receitas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) deverão ser aplicados em pesquisas e estudos acadêmicos e técnico-científicos sobre produtos turísticos brasileiros que apresentem potencial mercadológico internacional.

Para o economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório de Turismo do RS, a aprovação do novo projeto de lei reconhece a importância das pesquisas. “Esse é um passo para consolidação de um setor de Turismo mais inovador e sustentável”, defendeu. O setor de turismo representará 11,3% da economia global, conforme o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A visão também é compartilhada por Giovanna Tavares, coordenadora da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que reúne mais de cinquenta entidades ao redor do País. “Esperamos que o Fungetur possa fortalecer e nortear as políticas de desenvolvimento social e o crescimento econômico do turismo brasileiro”, disse.