Competição de skate em Porto Alegre reúne cerca de 50 mil pessoas em três dias, aponta organização
100 skatistas profissionais participaram da competição de alto nível, que contou com a presença de atletas olímpicos
Publicação:

A maior pista de skate da América Latina, localizada na orla do Guaíba, recebeu holofotes da comunidade internacional do esporte nesse último fim de semana. Foram mais de 100 skatistas profissionais que reuniram um público aproximado de 50 mil pessoas durante os três dias de competição. A vibração e a energia, marcas já tradicionais de uma das mais recentes modalidades olímpicas, estiveram presentes a cada manobra executada sob o sol da capital gaúcha.
Nas modalidades Street e Park, foram cinco pódios conquistados ao fim do último dia de evento (veja lista completa no fim da matéria). A prova da final feminina, com participação das atletas olímpicas Rayssa Leal e Pâmela Rosa, teve transmissão pela televisão aberta no período da manhã, com audiência estimada de 20 milhões de pessoas, conforme a organização do evento. O título da prova ficou com a paulista Gabriela Mazetto, campeã brasileira e sul-americana de 2022.
Para o secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, Porto Alegre se consolida como uma das referências para o skate brasileiro e internacional. “Temos uma ótima estrutura para receber eventos dessa magnitude e este é apenas um primeiro passo. Não tenho dúvidas que o turista que veio a Porto Alegre neste fim de semana voltou para casa satisfeito, não só pela competição de alto nível, mas também pelos atrativos existentes no Estado”, enfatiza.
Com a presença de visitantes de outras cidades e estados, o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Machado, projetou que a realização de eventos como esse são fundamentais para o crescimento local. “Temos que cada vez mais apoiar e trazer atrativos desse porte para a melhoria não só do esporte, mas de todas as áreas da nossa sociedade”, argumenta. “A orla está lotada, o evento está maravilhoso... Feliz de ver todas essas pessoas por aqui”, celebra.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reconheceu que um dos desafios para a cidade é ampliar a capacidade de público na pista de skate. “Tivemos limitação de espaço. Muita gente queria assistir e não conseguiu, então precisamos resolver este ponto para os próximos anos”, concluiu. Além da competição, o evento também contribuiu com o caráter social do esporte: em uma parceria inédita no Brasil, o STU National e a Prefeitura promoveram a revitalização de dois tradicionais palcos de manobras para os skatistas na Capital (Restinga e IAPI).
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul participou do evento como parceira especial, com um lounge em frente ao local das competições. A pasta promoveu as regiões turísticas do Estado, auxiliando os visitantes em relação às melhores atrações para conhecer durante os dias de estadia na Capital e no RS.
STU Porto Alegre – classificação final
Street Feminino
1 - Gabriela Mazetto
2 - Rayssa Leal
3 - Rafaela Murbach
4 - Ariadne Souza
5 - Pamela Rosa
6 - Carla Karolina
7 - Maria Almeida
8 - Maria Lucia Rocha
Park Feminino
1 - Sofia Godoy
2- Isadora Pacheco
3 - Yndiara Asp
4 - Victoria Bassi
5- Dora Varella
6 - Raicca Ventura
7 - Fernanda Tonissi
8 - Erica Leguizamon
Paraskate
1 - Felipe Nunes
2 - David Soares
3 - Vini Sardi
4 - Tony Alves
5 - Jota Ribeiro
6 - Italo Romano
7 - Ruan Felipe
8 - Leo Almeida
9 - Nando Araújo
Street masculino
1 - Sebastian Simoneto
2 - Eduardo Neves
3 - Carlos Ribeiro
4 - Lucas Rabelo
5 - Ismael Henrique
6 - Sergio Andre
7 - Vinicius Costa
8 - Matheus Teixeira
Park masculino
1 - Kalani Konig
2 - Augusto Akio
3 - Pedro Barros
4 - Gustavo Picaski
5 - Pedro Carvalho
6 - Matheus Mello
7 - Weslley Alves
8 - Luigi Cini