Carnaval de Uruguaiana espera reunir 40 mil pessoas em torno do tradicional desfile fora de época
O espetáculo promovido por oito agremiações atrai turistas nacionais e internacionais
Publicação:
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) esta presente no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2024, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março. A estrutura do tradicional evento conta com cinco quadras de avenida e a estimativa de público é de 12 mil pessoas na área interna e 30 mil no entorno da avenida. No total, oito agremiações desfilarão nos três dias de festa, com participação de aproximadamente 10 mil participantes.
Este é o segundo ano consecutivo que a Setur apoia o evento, que se diferenciou desde 2005, quando passou a ser realizado no formato “fora de época”. Para o Secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o período é uma oportunidade para prolongar a atividade econômica do turismo, aquecida pelo Carnaval tradicional. “Desta forma conseguimos aproveitar o retorno de turistas estrangeiros em direção à fronteira, bem como de turistas gaúchos que retornam do feriado, mas que ainda estão buscando eventos carnavalescos”, conclui.
Durante os dias de festa, a Setur vai divulgar destinos turísticos gaúcho e fomentar o envolvimento dos visitantes no local. A estratégia faz parte da ênfase do Estado no turismo de eventos, que corresponde a um segmento de extrema importância, por ser um dos principais indutores de fluxo turístico e, consequentemente, movimenta toda a cadeia de atividades econômicas.
Tradição carnavalesca
Uruguaiana, que faz fronteira com Argentina e está próxima ao Uruguai, tem quase 80 anos de tradição com blocos carnavalescos, de acordo com pesquisa publicada durante o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, em 2019. O Carnaval mobiliza a população local e atrai visitantes de outros estados e de países vizinhos.
Segundo o mesmo estudo acadêmico, trata-se do terceiro maior desfile carnavalesco do Brasil, atrás somente das festas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso acontece por conta do profissionalismo incorporado pelos jurados cariocas, que exigem a conservação do alto nível de desfiles.
A cidade é uma porta de entrada para o Rio Grande do Sul, registrando mais de 100 mil turistas de vários países, como Argentina, Chile e Paraguai. A cidade está no eixo do bioma Pampa e tem uma história ligada às guerras e à prática agropecuária nos séculos de formação política do Estado. O município é fortemente vinculado ao tradicionalismo gaúcho, o que torna seu Carnaval ainda mais peculiar.