Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Turismo

Início do conteúdo

Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido como Geoparque Mundial

Publicação:

Caminhos dos Cânions do Sul
Caminhos dos Cânions do Sul

Nesta última quarta-feira (13), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), reconheceu o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como área de relevância geológica internacional. O território passa a fazer parte oficialmente da Rede Global de Geoparques, como o segundo parque brasileiro.

O Geoparque é composto por sete municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre eles Cambará do Sul, Mampituba, Torres, Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul.

A decisão foi divulgada ontem pela UNESCO após a 214ª sessão do Conselho Executivo, considerado o último passo do processo de chancela. A região foi inserida no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, o Brasil passa a ter três Geoparques: Geoparque Araripe (Ceará), e agora os Cânions do Sul e o Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte).

Para o secretário de Turismo, Raphael Ayub, esse reconhecimento da UNESCO coloca o turismo do Rio Grande do Sul em outro patamar devido a magnitude e relevância internacional, atraindo não só turistas mas principalmente investidores nacionais e estrangeiros.

- Nós entendemos que a cadeia de turismo no Rio Grande do Sul tem uma parcela significativa. Ter esse reconhecimento agrega um valor imensurável para o segmento, trazendo o desenvolvimento das potencialidades não só dessa região, mas das regiões que são adjacentes. - afirma o secretário.

No dia 21 de abril, às 9 horas, a organização apresenta os novos Geoparques durante um evento digital de boas-vindas. A cerimônia pode ser acompanhada no canal do Youtube: Global Geoparks Network.

Confira a matéria.

Secretaria de Turismo