Aviação e Turismo: Setur participa de atos para início de obras nos aeroportos de Torres e Canela

1000232402
Secretário Ronaldo Santini esteve no evento em Torres nesta segunda-feira (9) - Foto: Setur

O secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, acompanhou a apresentação do cronograma de obras e a liberação de voos comerciais no aeroporto de Torres, enquanto o diretor-geral da Setur participou da assinatura de ordens de serviço para intervenções no aeroporto de Canela. Os eventos, que também contaram com presença de representantes da Infraero e dos governos municipal e federal, foram realizados na segunda e terça-feira, respectivamente.

“Damos um passo significativo para a retomada econômica do Rio Grande do Sul com o início das obras de melhorias no aeroporto de Torres. Este projeto não é apenas uma conquista local, mas um esforço conjunto que visa transformar nosso litoral em um destino turístico durante todo o ano”, destacou Santini durante o evento em Torres.

A partir de julho, a Infraero assumiu a operação do aeroporto de Torres, integrando-se a um plano mais amplo para fortalecer a aviação regional do estado. O aeroporto tem um papel essencial na conectividade de áreas turísticas, como a Serra Gaúcha, o Litoral Norte e os cânions, estimulando o fluxo de visitantes.

Em relação ao aeroporto de Canela, o diretor-geral da Setur acompanhou a assinatura das ordens de serviço que permitirão que o local, agora sob a administração da Infraero, inicie a operação de voos comerciais regulares.

Voos regulares e investimentos estruturais

A Infraero se comprometeu a habilitar tanto o aeroporto de Canela quanto o de Torres para a operação de voos regulares. Para viabilizar essas operações, serão realizados investimentos significativos, que incluem melhorias na pista de pouso e decolagem, nas pistas de táxi, no pátio de aeronaves, em equipamentos de auxílio à navegação aérea, no terminal de passageiros e nas cercas de proteção.

Após a liberação das outorgas pela Infraero, o Aeroporto de Canela estará apto a operar com aeronaves de categoria 1B (como o Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros) em 15 dias. O aeroporto de Torres, por sua vez, estará preparado para receber aeronaves de categoria 2C (ATR-72, com até 72 passageiros).