Atividades turísticas em Gramado permanecem inalteradas

Sonho de Natal
Sonho de Natal - Foto: brockerturismo/WEB
Por Roberta Marques

Prédio que desabou na manhã desta quinta-feira (23/11) estava em local isolado desde o último sábado e não houve registro de vítimas.

Na manhã desta quinta-feira (23/11) por volta das 05h40, o prédio localizado na Ladeira das Azaléias, 453, caiu por colapso estrutural devido ao grande volume de chuvas. A área já estava isolada desde sábado (18) e não houve vítimas. Segundo a Defesa Civil municipal, o prédio desabou dentro do próprio terreno no bairro Três Pinheiros e o local segue sem acesso.

Nesta quinta-feira, o secretário de turismo em exercício do estado, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, juntamente com equipe técnica da Setur, visitou as áreas atingidas para ter real dimensão dos danos. “Os pontos turísticos seguem abertos ao visitante normalmente. As áreas atingidas estão devidamente isoladas e em constante monitoramento. Temos plena confiança na qualidade técnica e no trabalho exemplar da defesa civil local", reforçou o secretário.

O vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, fizeram um comunicado oficial sobre a situação do turismo na cidade. “Estamos em um período de grande visitação da cidade e seguimos de portas abertas para receber os turistas. Os visitantes podem se tranquilizar pois as áreas atingidas são pontuais e toda a área comercial do município está desobstruída e segura”, diz Luia.

As principais vias de acesso ao município estão liberadas e os parques, restaurantes, hotéis e atrações funcionam normalmente. A área central do município e pontos turísticos não foram atingidos e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem como o previsto.

Um grupo técnico da Prefeitura de Gramado está concluindo a elaboração de relatórios das vistorias realizadas no sábado (18), domingo (19) e na segunda-feira (20), no bairro Três Pinheiros, Travessa das Azaleias no bairro Planalto, no Loteamento Orlandi na Várzea Grande e a Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini.

Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura no trabalho de recuperação das áreas afetadas.

As seguintes seguem interditadas:
- Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini: Totalmente bloqueada no trecho dos números 1501, 1521, 1555, 1593, 1607, 1640, 1650 e 1669.
- Estrada da Linha Tapera: Totalmente bloqueada em todo o trecho.
- Ladeira das Azaléias: Totalmente bloqueada para a passagem de veículos e pessoas.
- Miguel Tissot, na Várzea Grande: Totalmente bloqueada.
- Linha Caboclo, Rua Moreira: Totalmente bloqueada.
- Estrada na Linha 28: Interditada na altura do Ecoparque Sperry.

BLOQUEIO DE RODOVIAS ESTADUAIS NA REGIÃO DA SERRA
Atualização – 23/11/2023 – 9h00

⛔ ERS 448, KM 23/ Nova Roma do Sul
⛔ ERS 431, km 22 - Divisa entre Bento Gonçalves/São Valentim do Sul.
⛔ ERS 431, km 13 - Bento Gonçalves

⛔ ERS 122, KM 41/ São Vendelino/ Farroupilha
⛔ VRS 851, km 09 - Nova Bassano/Serafina Correa

BLOQUEIO PARCIAL

⛔ ERS 020, Km 58 - Igrejinha ERS 020, Km 65 – Taquara

⛔ ERS 020, KM 65/ Taquara _ Bloqueio parcial, queda de barreira.

⛔ ERS 452, km 25 - Caxias do Sul

⛔ ERS 431, km 13 - Bento Gonçalves
Bloqueio Total: Queda de barreira e avanço do Rio das Antas sobre a rodovia

BLOQUEIOS DE RODOVIAS FEDERAIS NO RS
Atualização - 23/11/2023 – 9h50

⛔ BR-116

- Km 95,7 (São Marcos) - Interdição total. Ponte sobre o rio das Antas.

- Km 103 (São Marcos) - Interdição total. Queda de barreira.

- Km 175,4 (Caxias do Sul) - Interdição total. Queda de barreira.

- Km 181 (Nova Petrópolis) - Interdição total.

- Km 219 (Dois Irmãos) – Interdição parcial (Pare e Siga no local)

- Km 255 (Esteio): Pista lateral Decrescente (capital-interior) bloqueada devido a alagamento. Fluxo desviado por dentro do bairro. Alguns pontos já com pouca água na pista principal. Pista lateral Crescente (interior-capital) também alagada, embora um pouco menos.

⛔ BR-153

- Km 412 (Cachoeira do Sul) - Interdição total para veículos acima de 18 toneladas. Interdição parcial (sentido crescente) com sistema "Pare e Siga" para os demais veículos; Sentido Novos Cabrais x Caçapava do Sul. Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí.

⛔ BR 290

- Km 85 (Porto Alegre) - Alça de acesso da pista oeste (litoral para capital) do km 85 da BR 290 para Cachoeirinha bloqueada devido a alagamento.

- Km 95 (Porto Alegre) - Acesso bloqueado para a Av. João Moreira Maciel. Opção para o interior para quem desloca do litoral/448, somente via Nova Ponte do Guaíba;

- km 104 (ambos os sentidos do acesso à Ilha da Pintada e Bairro Picada): bloqueado

- km 107 (acesso principal a Eldorado do Sul) sentido capital - interior: bloqueado

⛔ BR 472

- km 519 (Uruguaiana) - Ponte sobre o rio Ibicuí bloqueada em função da elevação do nível da água. Não há previsão de liberação.

Atualização - 27/11/2023 – 04h00

⛔ BR-116
- Km 95,7 (São Marcos) - Interdição total. Ponte sobre o rio das Antas;
- Km 103 (São Marcos) - Interdição total. Queda de barreira;
- Km 175,4 (Caxias do Sul) - Interdição total. Queda de barreira;
- Km 181 (Nova Petrópolis) - Interdição total.

⛔ BR-153

⛔ BR 472
- Km 519 (Uruguaiana) - Ponte sobre o Rio Ibicuí, que liga Uruguaiana a Itaqui, está bloqueada em função da elevação do nível da água. Não há previsão de liberação.